Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 27 de novembro de 2010

Marana thá – Vem Senhor Jesus !

Paz e Bem e bom Domingo a todos !



Entramos no Tempo do Advento do Senhor, daqui a pouco celebraremos “a plenitude dos tempos” o dia em que o Senhor  se fez  Deus conosco – O Natal.

Mas o Tempo do Advento é um Tempo de apelo à conversão, um tempo no qual devemos prestar atenção aos sinais do Senhor para que não se passe conosco aquilo que Jesus nos diz no Evangelho de hoje, Mateus 24, 37-44 > que a volta do Senhor será como no tempo de Noé,  quando todo povo se entretinha no seu dia-a-dia sem maiores cuidados, que nem perceberam que Noé entrou na Arca e veio do dia o Senhor, veio o dilúvio que fez sucumbir o  mundo de pecados.
A primeira Leitura nos apresenta Isaias 2, 1- 5 nos alentando , pois a Casa do Senhor, que é o próprio Jesus,  estará neste  Tempo  firmemente estabelecido na mais alta montanha de Sião para que todos O Vejamos, para que todos nós O procuremos na Sua Palavra que estará encarnada na nossa humanidade.
Mas , quantos de nós a rejeitamos,  para quantos de nós a Palavra veio mas muitos de nós não a recebemos ?
E tantos de  nós que não a recebemos, estamos hoje vivendo como nos tempos que São Paulo descreve na segunda leitura , Romanos 13, 11-14: “Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia”  como quem vive já agora, durante a noite deste mundo, no Dia, que é Cristo-Deus“nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário: revesti-vos do Senhor Jesus”
Não é esse tempo que vemos das nossas janelas?
Ou pior ainda. Não é  do meio deste tempo de “noite deste mundo” que  nos encontramos?  E  nem  mesmo olhamos para a Janela que se abre no Tempo do Advento , como uma nova Arca de Noé, que vem, trazendo com ele a oportunidade de conversão, como este texto paulino,  que um dia provocou a  conversão de  Santo Agostinho?
Jesus nos alerta : “ficai atentos”, porque este é o tempo da divisão, o tempo que um será levado e o outro será deixado, um será liberto, outro será encarcerado , um será salvo e outro condenado, no inevitável  Dia do Senhor, que sempre se avizinha. O dia   que irá separar o santo do pecador. O nosso dia de juízo pessoal, ou o grande dia do Juízo da História, onde nada ficará oculto, nem mesmo aquelas pequenas coisas  que são os nossos segredos.
Pois diz o Senhor: “o Filho do Homem virá na hora em que vocês menos esperarem.


Bento , frade menor e pecador.

Um comentário:

  1. Não precisaríamos nos preocupar com o dia e a hora em que Ele chegará, se deixássemos que Ele chegasse e adentrasse nas nossas vidas todos os dias.

    Forte abraço, Amigo do Coração.

    ResponderExcluir