Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Por que todo mundo anda atrás de ti, Pai Francisco?

Paz e Bem !




Estava uma vez S. Francisco no convento da Porciúncula com Frei Masseo de Marignano, homem de grande santidade, discrição e graça em falar de Deus; pela qual coisa S. Francisco o amava muito; um dia, voltando S. Francisco de orar no bosque, e ao sair do bosque, o dito Frei Masseo quis experimentar-lhe a humildade; foi-lhe ao encontro e, a modo de gracejo, disse:

"Por que todo o mundo anda atrás de ti e toda a gente parece que deseja ver-te e ouvir-te e obedecer-te? Não és homem belo de corpo, não és de grande ciência, não és nobre: donde vem, pois, que todo o mundo anda atrás de ti?" Ouvindo isto, S. Francisco, todo jubiloso em espírito, levantando a face para o céu por grande espaço de tempo, esteve com a mente enlevada em Deus; e depois, voltando a si, ajoelhou-se e louvou e deu graças a Deus; e depois, com grande fervor de espírito, voltou-se para Frei Masseo e disse: "Queres saber por que a mim? Queres saber por que a mim? Queres saber por que todo o mundo anda atrás de mim? Isto recebi dos olhos de Deus altíssimo, os quais em cada lugar contemplam os bons e os maus: porque aqueles olhos santíssimos não encontraram entre os pecadores nenhum mais vil nem mais insuficiente nem maior pecador do que eu; e assim, para realizar esta operação maravilhosa, a qual entendeu de fazer, não achou outra criatura mais vil sobre a terra; e por isso me escolheu para confundir a nobreza, e a grandeza e a força e a beleza e a sabedoria do mundo; para que se reconheça que toda a virtude, e todo o bem é dele e não da criatura, e para que ninguém se possa gloriar na presença dele; mas quem se gloriar se glorie no Senhor, a quem pertence toda a honra e glória na eternidade".

Essa deveria ser a nossa razão, entretanto preferimos que os outros nos sigam pelo que falamos, e não pelo que Deus faz em nós?

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Um comentário:

  1. Caríssimo Frei Bento

    Paz e Bem

    Antes de mais, quero felicitá-lo pelo seu blog, uma vez que ainda não o tinha feito!
    Gostei imenso da escolha deste seu texto para ilustrar o sentido da verdadeira humildade!
    S. Francisco foi, sem dúvida, um claro e precioso exemplo!
    Quem afirma, por outras palavras, que «o que há de louco no mundo é que Deus escolheu para confundir os sábios; e o que há de fraco no mundo é que Deus escolheu para confundir o que é forte...» (1 Cor 1,27ss)é, na verdade, o verdadeiro sábio. Assim o foi S. Francisco!
    Abençoada "loucura" que nos arrasta para Deus!
    É precisamente por causa desta "sábia loucura", que o Mundo continua a admirar e a "andar atrás" do grande Pai Seráfico, cuja missão não foi outra senão gloriar-se unicamente no Senhor(Cf. 1 Cor 1,31)!

    Um grande abraço do outro lado do Atlântico

    PS: Cumprimentos e saudades para os restantes amigos que aqui se encontram

    ResponderExcluir