Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Alegrai-vos no Senhor !

 Paz e Bem !

A Rosa das Américas




Chegamos ao Terceiro Domingo do Advento , o Domingo Gaudete > Domingo da Alegria onde a liturgia, deixa o roxo e  se veste na cor da flor mais bela, a rosa,  e canta na entrada da Eucaristia de hoje o que São Paulo  nos convida: Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos: o Senhor está a chegar”

Hoje é o dia em qual lemos Isaias Profeta cantar para nós também: “ Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria.

E São Tiago nos anima quando escreve : “ Esperai com paciência a vinda do Senhor. Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra, aguardando a chuva temporã e a tardia. Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

Sim, até o Salmo Responsorial nos acalenta nos dizendo que Deus faz justiça aos oprimidos e dá o pão a quem tem fome.

Tudo muito bonito,  tudo muito cor de rosa.

Mas o Evangelho nos diz que João Batista, preso nas cadeias de Herodes, prestes a dar a sua vida, manda os seus discípulos perguntarem a Jesus se Ele é o Messias esperado ou se devemos esperar por outro.

Estranha essa pergunta , vinda daquele que pouco antes havia dito de Jesus : Eis o Cordeiro de Deus o que tira o pecado do mundo...

Mas talvez João tenha enviado esses discípulos , que não sabemos quem são, porque esses não haviam ainda acreditado que Jesus é Aquele que João anunciou, e assim faze-los crer.

Porque Jesus responde aos discípulos de João assim:

Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo”. 

Esta é a descrição do que Jesus veio fazer entre nós, nos fazer enxergar, nos fazer caminhar, curar nossas dores, abrir nossos ouvidos ressuscitar os que estão mortos em vida, fazer novas todas as coisas.

E aos seus  Jesus dirá que o que foram procurar em João encontraram; pois viram um homem pobre, vestindo-se pobremente,  pregando no deserto, ou seja a Sua perfeita prefiguração.  Pois também o Senhor nos  veio como um pobre,  em meio aos pobres, para libertar os oprimidos pelas injustiças e pelo pecado. Ele veio para proclamar um novo tempo, não o tempo no sentido cronológico> Cronos, mas o Kairós, o tempo da Graça de Deus. E João é elogiado pelo Senhor como mais do que um profeta, pois os profetas profetizavam e não viram, e João profetizou e viu.


Por isto,  ele é o maior  dentre todos profetas, os demais que antes dele  clamaram nos desertos.

E Jesus irá além do deserto, Ele subirá à cruz e cumprirá a Vontade do Pai e Seu sangue redimirá nossos pecados.

Enfim, este é o Domingo da Alegria, ainda que a Palavra de Deus nos aponte para o sacrifício de João , prefigurando o do Senhor.
Para nós  fica essa advertência de Jesus neste Evangelho de hoje, Mateus 11, 2-11, e que é o centro da mensagem para nós: “bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo

Lembrando a Bem Aventurada Virgem Maria, que surge num dia como este nas colinas de Tepeyac no México, a Virgem de Guadalupe.

 Maria aquela que se uniu ao Filho em Sua missão, do presépio à cruz, e da cruz à Ressurreição.



Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário