Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ana, a mulher no Templo e no tempo.





Paz e Bem !

O que lemos na liturgia de hoje é o Evangelho de Lucas 2,36-40, a parte final do Evangelho que  lemos ontem, aqui Lucas descreve com detalhes a figura de Ana  de Fanuel, da tribo de Azer, que já viúva e  idosa,  servia ao Templo e , igualmente a Simeão, fora movida pelo Espírito Santo para estar no Templo quando o Menino fosse levado até lá. Mas Ana diz pouco, e parece que é inserida no texto para nos contar que ela falava  das maravilhas do Menino a todos de Jerusalém que esperavam a libertação. Talvez ela soubesse que Aquele Menino iria dizer da mesma Jerusalém anos “ a cidade que mata seus profetas” E Lucas encerra seu texto usando as mesmas palavras que ele usou para falar sobre João Batista em Luc. 1, 80. Mas para Jesus ele acrescenta a “graça”>  “O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele”.


Na Sexta feira da paixão os católicos reverenciam  a data histórica da morte de Jesus na cruz, sinal maior do Amor DE Deus pro seus filhos. Os velhos sacrifícios da Lei foram substituídos pelo definitivo, o sacrifício do Cordeiro de Deus,

Antes de Jesus os cordeiros (animais) eram sacrificados pelos pecados de cada um. As pessoas de posses compravam cordeiros sem mancha e os levavam ao Templo de Jerusalém onde seriam sacrificados pelos pecados daquele individuo. E os sacerdotes faziam certos “descontos” quem não tinha $ pra comprar Bois,  carneiros, etc, eles aceitavam pombos também, como aqueles que José e Maria ofereceram na apresentação de Jesus ao Templo, que hoje concluímos a leitura. E  eles eram pobres.

Mas o importante é saber que, quando Jesus sobe à cruz ele se torna o verdadeiro Cordeiro, o Cordeiro de Deus, aquele que teve o maior valor entre os homens, o valor de ser o Filho de Deus dado em sacrifício.
Só que o sacrifício de Jesus foi destinado à Humanidade inteira, não era um sacrifício particular e individual, foi uma sacrifico abrangente e definitivo. Pagar nossos pecados pelo seu sangue, ele que é o Cordeiro sem pecado, sem mancha, o cordeiro santo do Senhor.
Mas o sacrifício de Jesus pelos Homens só se torna efetivo quando nós aceitamos ser parte da multidão dos remidos, daqueles que foram lavados no seu sangue e por isto mudaram suas vidas para serem pessoas melhores e amantes do bem e da graça de Deus.
Se não, vão continuar a sacrificar carteiras, dízimos, através dos novos templos, os que usam maquininhas débito automático etc... e tal.


Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário