Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Arrancando os telhados que nos impedem de ver Jesus , Caminho, Verdade e Vida.

Paz e Bem, boa semana a todos !








No Evangelho desta Segunda Feira , São Lucas  5, 17-26, chegaram a Jesus com um homem paralítico em seu leito, o local estava tão cheio de gente  que só puderam fazer o doente entrar descendo sua cama pelo teto.
O Senhor nada pergunta ao paralítico, nem este pede nada. A reação de Jesus é dirigida àqueles que agiram de forma diferente para que o doente encontrasse o Senhor, é pela Fé destes que o Evangelista nos diz que Jesus curou o pobre homem preso à sua cama, pois, “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: «Homem, seus pecados estão perdoados.”
Aqui neste texto somos defrontados com a forma que os antigos viam a doença, como algo que se originava do pecado, as pessoas padeciam fisicamente daquilo que praticaram em iniqüidades.
Jesus não esclarece esse equívoco, aliás, em todas as curas os doentes eram considerados ou possessos de espíritos malignos, ou doentes por causa dos seus pecados.
Mas importante é perceber que todos esses milagres de cura estão carregados de um caráter simbólico, os cegos que voltam a enxergar, os cegos que “querem ver de novo” como Bartimeu, a prostituta carregada de demônios que se liberta de sua prisão aos desejos dos homens , os leprosos de alma que são limpos, os paralíticos , que como este do Evangelho de hoje, a quem Jesus ordena: 
Levanta-te e anda !
E ele se levantou e saiu  louvando a Deus.
Jesus os liberta a todos sim, de seus pecados, porque cada uma dessas personagens carregavam o simbólico de nossos vícios , de nossas imperfeições.
Todos somos um pouco (ou muito) cegos, tantos de nós somos paralisados no nosso conformismo, somos mudos porque nos recusamos a falar o que devemos e apenas repetimos   o que nos dizem que deves ser dito. Tantos de nós somos leprosos de alma, quando vamos perdendo os sentidos humanos mais simples > o amor e o temor a Deus, o amor e o acolhimento do irmão, sobretudo o mais pobre, somos leprosos de alma na medida  que perdemos a capacidade de sermos sensíveis ao bem e a ele renunciamos,  e abraçamos o mal.
Então essa curas do Senhor são pedagógicas, são sinais, para que os tenhamos como balizas de nossa estrada, e para que recorramos ao Senhor da vida quando evitamos insistir em ver Jesus, ainda que seja necessário , arrancar os telhados que nos separam Dele.

Frei Bento, quebrador de telhas , menor e pecador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário