Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.



Paz e Bem!

O livro do Gênesis e o Evangelho de João que lemos hoje, João 1, 1-18 >  têm um prólogo muito semelhante.


Em Gênesis lemos a criação do Mundo antes da revelação que o Evangelho de João traduz.

É que São João dá ao advento do Cristo um sentido de nova criação, porque de maneira única e inesperada, o Próprio Deus se encarna na nossa humanidade e se faz um como nós.

E  Deus se faz Homem em Cristo para que todos possamos ir até Ele sem nos sentirmos estranhos, sem nos sentirmos temerosos, porque Ele é Alguém como nós, em tudo semelhante ao homem, menos no pecado.
Em Cristo Jesus realizamos  plenamente o desejo de Deus em sermos Sua imagem e conformes à Sua Semelhança.

O texto do Evangelho de hoje, com o qual terminamos o Ano de 2010, nos fala do mesmo principio das coisas mas sob a ótica do verbo, da Palavra de Deus que já existia , voltada par ao Pai e sendo Sua Expressão eterna e invisível.

Ao se encarnar no nosso mundo então,  mediante O Filho ,  O Pai Se torna  visível,  e se vê totalmente no Filho, em perfeito diálogo e estreita comunicação.

O que é então o Verbo ?

Ele é a sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história, de modo que, em todos os tempos, os homens sempre tiveram e têm algum conhecimento dela. 
Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.

Mas, para onde nos conduziria essa luz?

A Bíblia toda afirma que Deus é amor e fidelidade. Levado pelo seu imenso amor e fiel às suas promessas, Deus quis introduzir os homens onde jamais teriam pensado: partilhar a própria vida e felicidade de Deus. E para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo.

A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de Deus, mas pelo próprio Jesus, Manifestação total de Deus. Com efeito, Jesus Cristo, que é a luz, veio para tornar filhos de Deus todos os homens.

Um só é o Filho, porém, todos podem tornar-se bem mais do que filhos adotivos >  nasceram de Deus.

Deus tinha dado uma lei por meio de Moisés. E todos os judeus achavam que essa lei era o maior presente de Deus. Na realidade, era bem mais o que Deus tinha reservado para todos.

Porque Jesus, o Deus Filho, o verdadeiro e total Dom do Pai, é o único que pode falar de Deus Pai, porque comunica o amor e a fidelidade do Deus que dá a vida aos homens.

E muitos rejeitaram o Verbo, rejeitando assim a este amor e a esta fidelidade com a qual Deus nos presenteou em Cristo.  Primeiro os judeus, depois, tantos de nós....

Feliz ano de MMXI para todos os meus caríssimos amigos.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Um comentário:

  1. O nosso caminho é feito dos nossos próprios passos, mas toda caminhada fica menos cansativa quando temos ao longo da caminhada, alguém com quem dividir a jornada da vida, alguém a nos dar a mão quando tropeçamos, para nos oferecer o ombro quando choramos e para vibrar conosco nos momentos de alegria.

    Obrigada por ter sido uma dessas pessoas amigas neste ano de muitas dificuldades vencidas e de muitas vitórias também. Sua presença no roll dos meus amigos me fez muito feliz, apesar da distância.

    Que essa amizade contiune a perdurar pelo próximo ano bem como nos vindouros, repleta de paz e harmonia.

    Desejo-te também muita paz, saúde, amor e prosperidade, que a felicidade ande ao seu lado preenchendo os seus dias.

    Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir