Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Totus tuus ego sum Maria et omnia mea tua sunt .

Paz e Bem !

A Imaculada Conceição  morena, pintura do teto da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto-MG, obra de Mestre Ataíde



O Anjo Gabriel não te chamará pelo teu nome, mas pelo que tu és.


Cheia de graça = Kecharitoménê”;


Onde   Kecharitoménê  é o particípio passado do verbo grego > "charitóô", que vem de  "Cháris" e que é empregado na Sagrada Escritura para designar a graça em seu sentido pleno, não no sentido de gratuidade, de  “presenteada”, ou de apenas > "agraciada”, como lemos na nunca terminada edição de João Ferreira de Almeida.


Salve cheia de graça, e Maria é assim chamada ANTES da encarnação do Verbo.

Ou seja, não é porque ela seria mãe do Redentor que ela é cheia de graça, mas porque Deus assim a fez > Kecharitoménê .

E quem está cheio de graça, não está no pecado, porque a graça é a ausência do pecado. E Deus não habita no pecado.

Mas Deus “concebeu” Maria como sem pecados, em previsão dos méritos vindouros de Seu Filho , Nosso Senhor, semente da mulher conforme  Gênesis 3, 15.

A mulher e sua semente salvífica , em oposição à serpente, e à semente dela, o mal.

Por este motivo, ANTES da encarnação do Verbo o Anjo lhe anunciou que “O senhor é contigo” (Lucas 1, 28), e onde Deus É, não há tempo nem espaço nem pecado, pois Deus não habita nas trevas e sim em luz inacessível > ( 1 Tim.6, 16.) Pois lemos que – “Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas “(I João 1,5)

E ao vir ao mundo e habitar entre nós a luz inacessível onde Deus é,  resplandeceu no útero imaculado de Maria, fazendo- a bendita entre as mulheres iluminando-a com sua luz a todo aquele ou aquela que ama e guarda a Palavra, e o Pai e o Filho virão para  este e esta e farão sua morada ( João 14, 23).

Foi através do gesto da mulher Eva, que a desobediência a Deus entrou na Historia humana, e até hoje faz seus estragos.

Mas , ao ato simbólico de comer do fruto proibido, sucede-se o ato da nova mulher,Maria, que aceita plenamente a Deus e que concebe o Bendito Fruto no seu ventre.
No ventre puro de Maria gerou-se o fruto bendito que é Jesus,

E assim como uma árvore má, deu seu fruto para corromper; da árvore sã , nasceu o fruto Salvador.

Árvores, frutos sementes, tudo isto está narrado no Gênesis 3, 15, símbolos poderosos para narrar a intervenção de Deus na História.

Disse Jesus: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto . Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. (Lucas 6, 43-44)

Por isto o Espírito Santo fala pela boca de Isabel e diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” Lucas 1, 42.

Esta árvore boa,  que nos deu o bom fruto, é Maria, aquela que não propagou o pecado original, mas o derrotou, quando disse>” faça-se em mim segundo a sua palavra”( Lucas 1, 38)

Por este motivo, és mais que qualquer adjetivo, Bendita, Bem Aventurada, Cheia de Graças,  Mãe de Deus,  etc, .

Tu  és Maria, entre as mulheres, e só por  seres quem tu és,  és  tudo para mim.

Totus tuus ego sum Maria et omnia mea tua sunt .


Solenidade da Imaculada Conceição de Maria- 2010-AD.

Frei Bento, filho de Maria, muito pobre e pecador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário