Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Sonhando os sonhos de Deus !




Paz e Bem !

Neste último Domingo do Advento,  iniciamos a celebração eucarística cantando a Antífona retirada do Livro de Isaias Profeta: “Desça o orvalho do alto dos Céus e as nuvens chovam o Justo. Abra-se a terra e germine o Salvador.

E será do mesmo Isaias , 7, 10-14, a primeira leitura que nos falará da profecia : a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel”

O contexto histórico desta profecia insere-se na tentativa dos reis  de Israel e Damasco para destronarem o Rei de Judá:  Acaz.

Muito se discute sobre esta profecia, sobretudo se a tradução dos 70 alterou o termo “almáh” que quer dizer jovem para parthénos que significa virgem.

Entretanto,  o que dá sentido à profecia e a insere no contexto messiânico,  é o nome que o filho receberá , que é Emanuel, e não Ezequias, como de fato os judeus acreditam, porque o único Deus conosco é Jesus, o Filho de Maria, daquela que dirá  no Evangelho de Lucas  "como isto se fará se  não conheço homem”.

Assim, em Jesus,  e em Maria,   confirmamos Isaias, tanto na virgindade da Mãe como na Divindade do Filho.

Mas o que nos chama a atenção no Evangelho de hoje, Mateus 1, 18-24 é o fato de que  o Evangelista nos conta a encarnação do Verbo sob o ponto de vista de São José.

Toda a descrição de Lucas focando em Maria o mistério da encarnação, em Mateus passa por São José. É ele quem teme o que ocorrera a sua Maria, é ele que “secretamente” pensou em abandoná-la temendo a lei mosaica e suas conseqüências, temendo pela própria honra.

Mas Deus sonha junto com São José , e neste sonho, que tem caráter de intimidade, de vida interior, diz a José através do Seu  Anjo: “ José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo”.

Interessante é saber que a primeira vez que o Espírito Santo surge,  assim citado nas Escrituras,  é nas duas narrativas do nascimento do Cristo ( Lucas e Mateus),   como o Criador da Vida, o Mediador que nos faz nascer o Salvador, o Caráter Santo da encarnação do Verbo no seio de Maria. E assim.  de Jesus nos fala São Paulo na segunda leitura de hoje, Romanos  1, 1-7:

“ nascido da descendência de David, segundo a carne, mas, pelo Espírito que santifica, constituído Filho de Deus em todo o seu poder pela sua ressurreição de entre os mortos: Ele é Jesus Cristo, Nosso Senhor.

É pelo Espírito , que falou pelos Profetas, que se cumprem todas as vontades de Deus para seu povo. E é mediante O Mesmo Espírito,  que José se insere na verdade salvífica, acolhendo a  Mãe,  e protegendo o Filho, as duas personagens fundamentais de nossa salvação.

Deus faz Sua morada em Maria  e nela  se torna Um conosco.

O Senhor Jesus recebe de Maria a Sua humanidade,  e assim pode se tornar um conosco,  para que não nos sintamos estranhos ao chegarmos até Ele.

E São José , chamado de Justo,  que, despertando de seu sonho, “fez o que Deus lhe ordenara”

Que possamos também  sonhar como São José, o sonho de Deus conosco.

Frei Bento, irmão menor e pecador.




Um comentário:

  1. Frei, deixe sempre o Magnificat na sua página. É uma das orações mais belas para Maria e de Maria.

    ResponderExcluir