Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo .




Paz e Bem !

Com o  Evangelho de hoje, São João  1, 29-34 damos início ao Ano Litúrgico A que será o ano em que ouviremos proclamada a Palavra da Salvação conforme o Evangelho de São Mateus. Mas a Igreja , sabiamente,  inicia por nos propor o testemunho do Batista no Evangelho do outro João. Aqui ouvimos o Batista , que não mais clama no deserto, pois sua profecia encontrou sua realidade . João Batista reconhece em Jesus o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.
Na língua aramaica cordeiro e servo são palavras sinônimas, ambas apontam para essa mesma realidade de entrega e de sacrifício , ambos estão postos no mundo para serem ao mesmo tempo a vitima que se imola e o que serve a si mesmo como nossa comida e nosso Salvador.
Este texto de João 1 é profundo em significados, ele nos dá conta da realidade do Messias que deveria ser, não o Messias que queriam que fosse.
João O reconhece como o Messias, e O reconhece como Cordeiro, que será imolado no altar do calvário para libertar o homem da sua condição de perseguido, de oprimido, de pecador. Assim Jesus se declarou no Evangelho do Domingo passado quando leu na Sinagoga de Nazaré o texto de Isaias que o predissera como Aquele a quem Deus enviou para libertar os pobres, os oprimidos, os pecadores do fardo de nossos pecados, assumindo Ele mesmo a condição de Servo e morrendo em morte de cruz.
João Batista se dá conta de que a missão do Messias não seria aquela que tantos esperavam, a de ser um guerreiro que libertaria o  povo da opressão do dominador estrangeiro. O Messias é o Servo de Javé , e Sua missão é aquela que o Profeta Isaias nos declara n primeira leitura de hoje, Isaias 49, 3-5.6  “Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra”
A luz das nações, a luz da qual João Batista veio para dar testemunho, segundo o mesmo Evangelista, e é este testemunho afinal que João nos dá hoje, quase como em um suspiro de admiração  quando ele nos diz:  “Eu não O conhecia”, isto é,  eu não esperava que fosse assim, eu também esperava um grande guerreiro e um grande rei humano.
Mas Ele é o Cordeiro, que como Servo lavará com o Seu sangue os pecados do mundo, e o Batista continua dizendo admirado:  “ Ora eu vi”, Ele é Aquele que existia antes de mim, Ele é o Filho de Deus e Dele dou meu testemunho.
Que este testemunho de João Batista preceda nossa vida de Fé neste ano de 2011, que começa tão tragicamente, nesses milhares  de irmãos nossos, outros Cristos,  que sofre nas pessoas dos nossos irmãos das serras do Rio de Janeiro.

Ainda que as montanhas desabem,  que a nossa Fé não se desmorone.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário