Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Mística .




Paz e Bem !

Mística  deriva de mistério e mistério é a transcendência do limite.

Mistério é o conhecimento ilimitado. Para fazermos a experiência do mistério temos de ir para além de qualquer horizonte,  e permanecermos  em comunhão com a realidade que nos cerca.

Tudo é mistério: as coisas, cada pessoa, seu coração e o inteiro universo.
Mas mistério não é sinônimo de aterrador, abismos sem fundo,  ele é a voz que nos faz escutar as mensagens que vêm de todos os lados,  para nos impelir a ir mais adiante até o coração de cada coisa. O mistério sempre nos mantém  na admiração,  até mesmo no fascínio, na surpresa até à exaltação.

Que há de mais misterioso que a pessoa amada? Que é mais profundo que o olhar inocente , de um recém-nascido? Que mais majestático que o céu estrelado nas noites escuras de inverno ou do cerrado do Brasil Central?

Então poderemos definir Mística  como a nossa capacidade de  comover-nos diante do mistério de todas as coisas. Não é pensar as coisas, mas sentir as coisas, tão profundamente, até que percebamos o mistério fascinante que as habita.

Quando conseguimos captar o elo misterioso que une e re-une, liga e re-liga fazendo de coisas fragmentadas> uma totalidade,  é aí então  que temos a significância delas.

E descobrimos a fonte de onde tudo promana (brota),  e que os cosmólogos chamam com o nome infeliz de > ''vácuo quântico''.

As religiões ousaram chamar de Deus a essa realidade> fonte.

Na Mística não pensamos como Deus é, apenas sentimos Deus em todo ser...

Quando rezamos falamos com Deus, quando meditamos Deus é que fala conosco. 


Viver essa dimensão no cotidiano é cultivar a mística.

As religiões nascem dessas doutrinas,  surgidas dos ritos inventados,  e das atitudes éticas decorrentes. Todas elas se referem a esse mistério inefável que não pode ser expresso adequadamente por nenhuma palavra que esteja nos dicionários humanos.

Deus não cabe em nenhuma cabeça, pois transborda  de todas elas, podemos sempre acrescentar algo a fim de mais bem captá-lo e traduzi-lo para a comunicação humana.


Por isso as religiões não podem ser dogmáticas e sistemas fechados. 


Quando isso ocorre, surge o fundamentalismo, doença freqüente das religiões, seja no cristianismo seja no islamismo.

O papel da Mística é assim  a permissão de ver  um mundo num grão de areia, um céu estrelado numa flor silvestre, ter o infinito na palma de sua mão e a eternidade num momento. Eis a glória: mergulhar naquela Energia benfazeja que nos enche de sentido e alegria> Deus.

Você se permite essa alegria?

Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário