Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Para anunciar o Evangelho, basta ser muito simples?



Paz e Bem  !

O Evangelho de hoje é o texto de São Lucas 10, 1-9.

Aqui, Jesus manda os 72 discípulos em missão, dois a dois, como cordeiros entre lobos, pedindo a eles que rezassem ao Pai que enviasse mais operários  para a messe, pois a messe é grande e poucos são os operários.
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho,” nem bolsa, nem sandálias nem sacolas".

Que eles fossem aos lugares onde Ele deveria  ir...desejando a Paz aos que encontrassem nas casas, e recomendando que comessem e bebessem o que lhes fosse oferecido, porque , diz o Senhor, o operário é digno de sua paga,
E disse a eles> “  curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!

Vemos que esta é a missão dos discípulos, muito semelhante à dos Apóstolos que o Senhor envia, quase que com as mesmas exigências conforme lemos no início do capítulo 9 , do mesmo Lucas.

Em ambos os momentos , fica claro que é preciso muito pouco para anunciar a Boa Nova, basta se despojar de si mesmo e assumir a companhia do outro, basta não ter nada de seu ,a não ser a vontade e o Espírito Santo a guiar; basta ser muito pobre; na linguagem da época, não ter  nem as sandálias.

E não levar , nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura> é ter essa perspectiva de ser pobre no anúncio e no jeito de ser. 
 
Porque as Boas novas não são para os poderosos, elas são para os mínimos.

Já a Virgem Maria havia profetizado no Magnificat que> O Senhor despede os ricos sem nada,  mas, sacia de bens os famintos.

Mas vejam bem, não é só de dinheiro que se fala aqui.

Fala-se de valores morais e espirituais, de simplicidade e desprendimento.

Aos pobres deve ser anunciado a Esperança, porque muitos deles já não mais a possuem..

E o Evangelho é Esperança para aqueles que já não esperam muita coisa.

Neste sentido vamos nós pelas estradas e caminhos , por 2 mil anos, anunciando o Evangelho: Uns com posses e sinais externos de riqueza e de poder, outros anônimos, e pobres, por isto eficazes, anunciando um Jesus Cristo pobre, não um Rei que concede benesses se for adorado...

Esta é a reflexão que nos fica, por que anunciar um Evangelho que é caridade e doação ao próximo de vida e de amor, com técnicas e táticas de conseguir aquilo que não é o que Jesus nos dá ?

Ele nos dá o poder de expulsar espíritos impuros, e estas impurezas, são as ações que contradizem o cerne da mensagem evangélica verdadeira > a caridade , o amor ao menor dos irmãos, o socorro aos que sofrem.

Vestidos de  uma única Túnica, que é a Igreja, apoiados em uma única Esperança , o Evangelho do Senhor , e de pés descalços para que nunca percamos o senso da realidade.

E nós? Evangelizamos como pobres,com simplicidade? Ou o Evangelho para nós, é um grande negócio > impuro?

Frei Bento, irmão menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário