Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre o matrimônio, sobre a castidade, sobre o celibato.



Paz e Bem !


É permitido a um  homem rejeitar a sua mulher por um motivo qualquer?


Meus irmãos caríssimos, a pergunta acima não é minha, é dos fariseus que tentavam Jesus com suas perguntas, como esta do Evangelho desta Sexta Feira, Mateus 19, 3-12.

Perguntas  para as quais não queriam respostas, porque a intenção deles era apenas tentar Jesus em alguma contradição.

Ora, como Jesus é Deus, em Deus não há contradição alguma.

A contradição é algo muito humano, e nela caem aqueles que não se sentem seguros de suas respostas.

Jesus devolve aos fariseus a contradição na qual eles queriam tenta-lo, pois a Lei de Moisés permitia o divórcio, e eles sabiam disto.

Mas o importante aqui não é a Lei como resposta, é o espírito da Lei que Jesus invoca para justifica-la > Moisés permitia o divórcio por causa dos corações endurecidos dos homens.

Mas por que?

Podemos ler no Deuteronômio 24, 1-4, primeiro que não foi Deus quem “permitia” a carta de divórcio, é Moisés quem a permite para que a mulher hebréia pudesse ter um novo começo, uma nova chance, visto serem consideradas como meras propriedades dos homens de seu tempo.

Uma sociedade assim, onde os homens detinham todos os direitos e a mulher nenhum, contrariava fundamentalmente a verdadeira Lei de Deus, aquela que os fariseus não queriam se lembrar, a Lei de Deus que diz em Gênesis 1, 27 e 2, 24,  que Deus criou o homem e a mulher, à Sua semelhança os criou;  e o homem deverá deixar seu pai e sua mãe e unir-se à sua mulher , e eles se tornam uma só carne.

E assim unidos ,em  uma só carne, separar o homem de sua esposa, é separar o que Deus uniu.

A lei de Moisés é o resultado histórico de sua época, não nos serve como referência.

O que é a nossa referência é a que O Cristo fala, e Ele , como Verbo de Deus nos diz,  de forma inseparável :  "não separe o homem o que Deus uniu."

Quem assim age, o faz na dureza de seus corações,a mesma dureza dos fariseus, que ainda andam por sobre a nossa terra, destruindo aquilo que Deus criou  e viu que era bom:  a natureza, a humanidade, a família.

Porque os fariseus de todos os tempos não procuram o Bem , nem o Bom.  São fariseus, aqueles que perguntam sem se interessar pelas respostas, aqueles que escondem o sentido de todas os seus vãos questionamentos> a morte, seja da nossa Fé, como os fariseus de hoje, seja a morte do Cristo, como os fariseus de Seu tempo.


São também os mesmos fariseus que até hoje perguntam porque o padre opta por não se casar, e se utilizam de vários versículos fora de seu contexto para tentarem provar que padre TEM  de ser casado. Ora , eles agem como se tivessem algum interesse pelas coisas da Igreja que abandonaram.


Para eles hoje Jesus nos diz também sobre aqueles que optam por não exercerem a sexualidade por amor ao Reino, o amor do sacerdote pela cruz de Cristo que nos faz optar por sermos como Jesus, até mesmo na opção pelo amor universal.
E Jesus  termina por dizer> Quem puder compreender, que compreenda.


Fariseus e neo fariseus , jamais compreendem nada.


E nós? 

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário