Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Não tenha medo, apenas tenha fé.




Paz e Bem !

O Evangelho que lemos hoje, Marcos 5, 21-43,   nos trás duas narrativas de curas feitas por Jesus.

Esses milagres operados pelo Senhor têm um sentido maior do que simplesmente a cura física das moléstias das pessoas, eles apontam para uma realidade transcendental.

O Evangelho de  São João chama os milagres de Cristo de sinais, rumos que devemos tomar, indicações de caminhos a serem percorridos para alcançarmos a misericórdia do Senhor da Vida.

No texto de hoje vemos que Jairo, o oficial romano, suplica ao Senhor pela vida de sua filha, e , enquanto Jesus se dirige à casa de Jairo, uma mulher interrompe a multidão com a certeza que se apenas tocasse as roupas de Jesus ficaria curada do sangramento que ninguém curava.

As mulheres com corrimento , tanto menstrual quanto de outro tipo, eram naquele tempo evitadas pela sociedade , eram consideradas impuras, assim como os leprosos, os coxos, os paralíticos, as prostitutas, enfim, todos aqueles que não faziam parte do modelo ideal que a Lei previa.

A mulher então dá um passo além da fé e passa para a certeza, ela tem certeza de que ao tocar o manto de Jesus se curaria.

E esta força , baseada na certeza que suplanta a Fé , que Jesus sente sair Dele mesmo.

Ora, temos uma fé vacilante . Não temos a certeza santificante.  Aquela que nos eleva a um patamar maior na vivência da espiritualidade > quando abandonamos a Fé > para termos a certeza de que o Cristo nos liberta de nossas enfermidades , físicas ou espirituais.

E quando  rompemos nosso medo, e passamos a ter certeza, então é que passamos a fazer parte dessa estranha energia que desprende-se do Senhor, que eu chamo de Misericórdia e  da qual,   a  Eucaristia é o maior sinal.

Enfim, Jesus chega à casa de Jairo, e a menina que estava adormecida, que estava des-animada, é re-animada, re-adquire sua alma vivente e se põe de pé e anda, e tem fome.

E Jesus manda que dêem a ela de comer.

Assim como mandou os Apóstolos darem de comer às multidões  famintas, no milagre da multiplicação de dons e de peixes e pão.

O Evangelho de Marcos  não trás a bela frase que o centurião diz em  São Mateus 8, 8,quando narra sobre a cura do servo do soldado romano> Senhor Eu não sou digno de que entreis em minha casa”, a mesma frase que dizemos na Santa Missa quando nos é apresentado o Cordeiro de Deus.

Sim, nenhum de nós é digno de romper as multidões, de tocar Jesus, de ter Jesus dentro de nossas casas, mas, Ele está sempre em meio de nós, sempre a nos desafiar: não tenham medo, aproximem, tenham fé.

Não nos  desanimemos , nem nos intimidemos  com a multidão de nossos pecados, aproximemos do Cristo Jesus, Ele está no meio de nós, Ele é o Cristo Eucarístico.
Maior milagre que a Eucaristia, não há.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário