Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Alimento é também dado aos gentios.





Paz e Bem!

Neste Sábado, o Evangelho de Marcos 8, 1-10 permanece a nos dizer que o Evangelho de Jesus Cristo veio para todos os homens, não importa a nossa origem.

Hoje   vemos  Jesus,  no território dos gentios,  repetir , ou re-fazer,  o milagre de multiplicar poucos pães e peixes para alimentar uma multidão da qual Ele se compadecia.

Uma multidão que somos nós todos, como nos percebemos na Palavra da Salvação, proclamada nesta semana.

Hoje nós, os gentios, os estrangeiros, os diferentes também recebemos o milagre da partilha, que só é narrado assim nos Evangelhos de Marcos e Mateus, que repetem a narrativa da multiplicação dos dons. Mas tanto a primeira como a segunda multiplicação foi um “sinal” tão extraordinário na vida dos Apóstolos e discípulos que se torna a única narrativa comum dos 4 evangelhos.

Precisamente porque é este o grande sinal da caridade, o grande sinal dado     à comunidade dos primeiros cristãos da necessidade de compartilhar tudo que possuímos, para que não haja necessitados entre nós, como lemos na descrição de Atos 4,32.

Quando  a primeira multiplicação ocorre entre os judeus, Marcos monta o cenário descritivo que nos lembra o fim das profecias, pois a narrativa se insere logo após a morte de João batista, o  final dos tempos > a noite que vinha chegando, a hora que já havia passado, representando a lei e os profetas que deram lugar ao Cristo , o aparente conflito entre o que os Apóstolos aconselham Jesus a fazer > “Despede esta gente para que vá comprar víveres na aldeia “ e o que Jesus lhes contrapõe com uma sentença: “ daí vós mesmos de comer”.

Mas agora, na segunda vez que o Senhor compartilha o alimento, Ele o faz em terras de gentios, na nossa terra, após  constatar que a fé da mulher cananéia era tão grande, após nos curar de nossos pecados de estarmos paralisados  inertes , de sermos mudos e surdos, de sermos cegos,

O Senhor  se compadece de nossa inanição espiritual e reparte conosco o pão com as mesmas palavras que hoje a Igreja repete na Oração Eucarística , “tomou o pão e o partiu” , “e o deu aos  seus discípulos”.

Resta-nos completar o dom eucarístico , tomando e comendo todos nós, porque este pão assim compartilhado, é o próprio Cristo que a Si mesmo Se dá.

E a multidão assentada na relva,  é o simbolismo que nos revela que  pertencemos pela graça do nosso batismo à uma mesma e igual família. A família do Povo de Deus que tem fome e sede de Justiça.

E ao final , Jesus entra na barca que é a imagem da Igreja, e parte  para mais longe...

Agradeço a todos os queridos amigos e irmãos que me desejaram um feliz aniversário e rezo por todos.

Frei Bento , irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário