Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O seguimento de Jesus é uma proposta que encontra abrigo em corações livres.




Paz e Bem ! 

Lemos no Evangelho de hoje Sexta –Feira é o texto de S. Marcos 8, 34-37 -  9 ,1 > onde Jesus nos propõe  >" Se alguém quer
me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.  Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.

E diz mais > diz que quem quiser ganhar o mundo inteiro se perde a sua vida? O que podemos dar em troca de nossas próprias vidas?

Sim, o seguimento de Jesus é sempre a escolha entre o mundo e seus descaminhos > e a vida de cruz que o Evangelho contém, mas que sempre termina na ressurreição.

Mas perder a vida pro causa de Jesus não significa perder  a alegria , perder o sentido da vida, é antes um encontro consigo mesmo, mediado pelo Cristo que nos diz  ser seu fardo leve e seu jugo suave.

Deixar tudo e seguir Jesus, é antes uma vocação, que encontra na vida religiosa e sacerdotal um grande desafio.

Mas também a vida do matrimônio é uma espécie de sacerdócio, onde o homem e a mulher se unem e se tornam uma só carne para cumprir o desejo de Deus de serem fecundos.

Ora a fecundidade não significa apenas a paternidade e a maternidade, é também a fecundidade do testemunho que  Jesus nos pede a todos hoje, a coragem para nos dizermos cristãos e de darmos nossas vidas pelo Evangelho, é também um convite para que não nos envergonhemos dos Senhor da vida, que sejamos cristãos nas nossas atitudes.

Evangelizar é buscar ter as atitudes de Jesus para com os nossos irmãos, sobretudo os mais pobres e esquecidos.

Mas á uma proposta.... Sempre!

Todas as vezes que Jesus fala sobre segui-Lo, Ele sempre propõe: "se queres ser perfeito...", "quem quiser vir após mim...", etc.

Nunca é forçado, é sempre uma proposta, que encontra abrigo naqueles que se dispõem ao serviço dos irmãos por amor a Cristo.

Há sempre uma cruz associada ao seguimento de Cristo, uma cruz que compartilhamos com Ele. Mas  não é nunca um caminho de alienação e sim de compartilhar cruzes, no sentido de que devemos sempre levar em consideração nossos limites e levar a frente o projeto de Jesus de salvação e de amor.

Lembremos então do fermento dos fariseus, daqueles que querem nos impor um “Jesus” que não tem as atitudes verdadeiramente evangélicas , a caridade, a mansidão , a humildade.

Porque assim , não é a Jesus que querem que nos convertamos, é a eles mesmos....

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário