Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sobre a Parábola do rico e do lázaro.




Paz e Bem !


O Evangelho  de Lucas 16, 19-31 nos trás a  Parábola do rico e do lázaro.
Nesta passagem o Senhor nos conta a história de dois personagens tão antagônicos, o rico, e o  lázaro.

O homem  rico que vestia roupas muito caras e todos os dias dava uma grande festa.
E  o lázaro, que tinha o corpo coberto de feridas, e que costumavam largar perto da casa do rico. O  lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do homem rico.
Ambos morreram, o lázaro foi para o “seio de Abraão” que, antes da ressurreição de Jesus, era  chamado o "lugar"  para onde iam os justos na crença judaica.

No sentido bíblico ,  seio de Abraão é a fonte da vida,  onde nasce o povo de Deus. Lázaro, o pobre, pertence ao povo de Deus, faz parte do povo de Abraão.
O rico que pensa de ser também ele um filho de Abraão, morre, é sepultado e não é levado para o seio de Abraão, mas é levado para a sepultura.

Assim termina a introdução à parábola, o verdadeiro ensinamento chega agora através dos diálogos que se seguem.

O rico não tem um nome,  o pobre tem um nome , ele é o lázaro, talvez menos um nome e mais uma condição de sua doença  > lázaros eram os que sofriam da hanseníase, da lepra.  Prefiro crer nesta última versão, é a doença que o identifica e não um nome próprio.

Uma janela se abre para o outro lado da vida, entre o lado de Deus e o lado do mal, mas aqui não é céu nem inferno os locais de destinação dos dois, mas uma referência ao verdadeiro lado da vida, que nos vem pela descoberta da Fé.

A Fé,  que o rico sem nome não teve durante a vida, não era ideologicamente compreensível para ele. Mas na morte ele compreende o verdadeiro sentido da vida.

Mudaram-se os cenários, agora, o rico sofre, o pobre é feliz.

Ao ver o lázaro feliz , o rico descobre que era o lázaro é o seu único benfeitor.

Mas agora é tarde demais!

O rico reconhece Abraão e o chama de Pai. Abraão lhe responde e o chama de filho.
Isto está dirigido a todos os ricos vivos como um alerta:

Vocês se tornarão filhos de Abraão >  se abrirem  as suas  portas aos lázaros que nelas se encontram .


Quando vivo, entre o rico e o pobre havia apenas um abismo,  uma porta que jamais foi aberta,  agora, havia entre os dois o derradeiro abismo.

O primeiro abismo que era a porta da casa do rico fechada ao sofrimento do lázaro, foi o que determinou o segundo e derradeiro abismo, aquele onde nem uma gota de água poderia minorar os sofrimentos do rico no Hades.

E aqui , na resposta de Abraão ao rico feito pobre, aparecem os "ais" das bem aventuranças que Lucas escreverá no capitulo 6, 25-26 : "Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!"

Mas o rico insiste: “Suplico-te então, pai, que mandes o lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos”.   O lázaro, o pobre, é o único intermediário entre Deus e os ricos. Mas o rico, durante a sua vida nunca se preocupou com o pobre lázaro. Preocupou-se unicamente consigo mesmo, mantendo a porta fechada. A resposta de Abraão é clara: “eles têm Moisés e os profeta”. Por outras palavras, eles têm a Bíblia. Na verdade, o rico tinha a bíblia, mas nunca entendeu que o pobre era a chave das escrituras,  que ele provavelmente tão bem conhecia.


Mas o rico diz :  “Não, pai Abraão; mas se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão”

Finalmente, o rico reconhece que errou e fala agora de conversão. Coisa que ele nunca fez na sua vida. Ele quer um milagre! Abraão lhe responde, dizendo que se não acreditarem na bíblia, também nem que vejam um morto ressuscitar vão acreditar. Termina aqui o diálogo. A chave para entender a bíblia e a salvação é o pobre lázaro, sentado à porta do rico!

Somos tão ricos  que nem vemos os lázaros sentados à nossa porta? Ou somos Lázaros, sentados nas portas dos ricos e por isso somos a chave do entendimento de tudo o que Cristo nos disse: “Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis”?

Frei Bento irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário