Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 25 de março de 2011

E o nome da Virgem era Maria...


O anjo sorridente- Catedral de Reims


Paz e Bem !


Nos nossos dias , quantos anúncios nos são feitos, anúncios de coisas absolutamente supérfluas, anúncios de coisas das quais não precisamos e que nos despertam o desejo de ter, mesmo sem poder, para ficar igual a pessoa bonita que anunciou o produto inútil.

Nos outdoors , nos intermináveis comerciais de TV, nos anúncios de jornais e revistas, todos nos dizem> compre esse carro e seja feliz, use esse perfume e você vai arrumar uma namorada, ou namorado, use isso para o seu cabelo, use aquilo para seu corpo.

Nada porém nos anuncia um produto que nos fará realmente mudar de vida, nos fará alegrar, nos dirá que Deus se encantou conosco, que  encontramos a graça diante de Deus , e que isto irá realmente fazer com que nos transformemos.

Hoje a Igreja celebra um anúncio, a Anunciação de Maria  através do texto de Lucas 1, 26-38 onde ouvimos que Deus enviou seu Anjo à Nazaré, a uma virgem , e o nome da virgem  era Maria.

Pelo texto de Lucas vislumbramos um diálogo de gentilezas, diálogos angelicais, onde a Palavra de Deus se revela àquela menina pobre e pede a ela que se “alegre”.
Por que?
Bem, antes de dizer a que veio, o Anjo do Senhor pede a Maria que se alegre e que nada tema, porque ela encontrou graça diante de Deus.

Então é isso, quantos de nós procuramos obter de Deus um simples sinal, um murmúrio divino, de que somos alvo da graça de Deus.

São poucos os que conseguem.

Maria soube do Próprio  Deus que Ele lhe dispensara a graça sem medida , traduzida  pela palavra grega que Lucas usa > kechatoriêmene , que significa isso mesmo, graça sem medida.

A seguir,  o Anjo lhe comunica a que veio : “conceberás e darás a luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á  Filho do Altíssimo;o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará  eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terra fim”.

Mas Maria diz ao Anjo  >como isso se fará se eu não conheço homem?

Ora, no inicio do texto da anunciação, o próprio Lucas escreve que ela , Maria , era uma “virgem desposada” de um homem chamado José.

Se a Virgem desposada com José não tivesse consagrado sua virgindade a Deus, de certo não se perturbaria com esse anúncio, afinal , ela iria se casar e ter filhos, como é natural.

Porém  Maria se perturba, porque não eram esses seus planos. A castidade era sua virtude, a sua promessa a Deus. Mesmo porque o Anjo Gabriel não lhe dissera “quando” isto se daria. Poderia ser depois do casamento, e então não haveria razão para nenhum espanto.

Entretanto Lucas nos afirma que ela era uma virgem, e o nome da virgem era Maria.

Lucas poderia ter escrito, o nome da mulher era Maria.

Mas Lucas a chama de Virgem,  e nós repetimos Lucas e assim como Deus, e por causa de Deus , nós a amamos tanto, nós a reverenciamos como a “cheia de graças”, aquelas graças que tanto procuramos aqui na nossa vida, e das quais Maria é plena.

E não obstante ela ser esta virgem eleita por Deus , pela qual Deus se encantou, Ele ainda propõe a ela que seja a Mãe de Seu Filho, Aquele que reinará para sempre .

E para sempre Maria diz o seu Fiat> Faça-se > o mesmo verbo que o Genesis usa para nos dizer que Deus tudo fez.

“Faça-se em  mim segundo sua palavra.”

Maria se torna a  Santa Mãe de Deus, aquela que todas as gerações chamam de Bem Aventurada, menos algumas, que são as gerações que não lhe pertencem, pertencem às gerações da serpente, que sempre perseguiram  a Mulher desde o Genesis 3, 15.

E este é o anúncio que nenhum Outdoor, ou reclame do plim-plim,  terá o poder de realmente alegrar quem o ouve, porque só Deus é a fonte de nossa Alegria.

Por isso a nossa alma deve engrandecer o Senhor e exultar de Alegria , em Deus nosso Salvador.

Frei Bento, frade menor , filho de Maria, pobre e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário