Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Jerusalém e a nossa figueira estéril !




Paz e Bem !


O Evangelho de hoje, Sexta-Feira, nos traz a narrativa de S.Marcos 11, 11-26.

Inicialmente Jesus encontra uma figueira, Jesus estava faminto mas a figueira não tinha frutos, então Jesus a amaldiçoa e diz aos Discípulos para  que jamais comam de seus frutos novamente.
Depois segue até Jerusalém, onde ocorre o célebre episódio da expulsão dos vendilhões do Templo, com suas barracas caídas, e seus dinheiros espalhados pelo chão, e a sentença do Senhor> fizeram da Casa de meu Pai  um covil de ladrões.

Perseguido pelos sacerdotes do Templo, em decorrência desse gesto Seu, Jesus sai da cidade e ao passar pela figueira que amaldiçoara Pedro lhe diz> veja Senhor a figueira que amaldiçoastes e que secou “até a raiz”.

Muitos se inquietam com este ato de Jesus, o de amaldiçoar uma árvore apenas porque ela não tinha frutos, justo porque estava fora de época de dar frutos. Parece uma atitude injusta do Senhor, afinal, as árvores têm seus ciclos de vida, como nós, e Deus mesmo que assim estabeleceu ao criar nas estações do ano,  o tempo de frutificar e o tempo de colher, como lemos no Livro Eclesiastes 3, 2.

Acontece porém que a figueira estéril é o símbolo de Jerusalém, ela prefigura a infertilidade da cidade santa, que os homens corromperam pela ganância, pela injustiça, pela exploração dos mais pobres, adulterando o sentido de ser Casa de Deus para ser um covil de ladrões.

E Jerusalém prefigura nossa sociedade, ela também cada vez mais imersa no pecado, na injustiça com os mais fracos, com a violência, com a exploração e tantas injustiças que os homens cometem contra seus irmãos.

Mas existe uma forma de mudar tudo isto, transformar nossas figueiras estéreis em árvores que dão bons frutos, transformar nossa sociedade com a prática da justiça e da caridade.

Essa forma de mudança não é exterior a nós mesmos, ao contrário, ela é aquela que Jesus no ensina no final deste Evangelho de hoje:

“tudo o que vocês pedirem na oração, acreditem que já o receberam, e assim será.  Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês.  Mas, se vocês não perdoarem, o Pai de vocês que está no céu não perdoará os pecados de vocês “

Portanto, é com a oração e perdão, que  construiremos nossas “Jerusalens” santas> nossa sociedade com o Cristo no centro de tudo,  e nossas vidas conformadas a Ele.

Sementes  de Árvores que dão bons frutos> “ a trinta, sessenta e até cem por um".

Frei Bento, frade menor e pecador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário