Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 27 de março de 2011

Jesus nos sacia > nas águas do Batismo e no pão da Eucaristia.

Jesus e a Samaritana- Giovani F.Barbieri




Paz e Bem !


O Evangelho de hoje , o texto de São João 4, 5-42, narra o famoso diálogo de Jesus com a mulher samaritana, um diálogo que na sua primeira parte nos fala de águas, da água que não sacia a nossa sede, e da água que nos completa.
Eis que caminhamos sempre sedentos, sempre à procura de uma “água a mais” , que nunca esgota nossa sede :  as águas do modismo, as águas dos prazeres insaciáveis por definição, as águas do poder que tantos buscam para exercer contra os outros, as águas das liberdades desenfreadas, das drogas, as águas da ciência sem ética, etc.
Tudo isto jamais aplaca nossa sede, nem nossos instintos, portanto, voltamos sempre ao nosso “poço de Jacó” particular, e jamais estamos satisfeitos.
Jesus diz à samaritana que bebendo da água que Ele lhe der ela jamais sentirá mais sede.
Que água é essa?
A Samaria  representa aqui a terra dos estrangeiros, e Jesus oferece a eles uma água perfeita, as águas do Batismo pelo qual somos introduzidos no mistério do Cristo, somos imersos na sua divindade e saciamos nossa sede de humanidade.
E ela lhe pede > Senhor, dá me sempre dessa água para que eu não sinta mais sede e tenha de vir aqui buscá-la.
E São João usará essa súplica: “Senhor dá-me sempre”,  quando  também, no capítulo 6,34,  o discurso sobre o Pão da Vida, Jesus  também ouve dos discípulos   esse pedido “Senhor , dá-nos sempre desse pão”.
E este pão é a verdadeira comida, a Eucaristia que é o próprio corpo de Cristo que comungamos com Seu Sangue que brotou do seu Sagrado Coração, juntamente com a água,  que São João também nos escreve dizendo serem elas como : rios de água viva, o Espírito Santo (Jo. 7, 38).
No mais , a samaritana também é uma mulher adúltera, e Jesus esclarece essa sua condição, pois que ela possuiu 5 maridos e o que ela possuía não era dela.
Esses tantos maridos são uma metáfora para os muitos deuses dos pagãos, os nossos outros tantos deuses que seguimos também,  com  notória infidelidade : o dinheiro, os prazeres, os pecados >  as respostas fáceis para problemas tão difíceis, como o papa Paulo VI disse certa vez que os homens procuram.
Jesus e a Samaritana é um texto forte do Evangelho, são desafios que Jesus propõe , a busca da água viva, a busca da saciedade da sede e da fome, a busca da adoração do Verdadeiro Deus em Espírito e em Verdade > O  Verdadeiro Deus, que é Jesus, pois fora Dele não há salvação, nem para judeus, nem para samaritanos, nem para nós todos.
Por fim, temos essa maravilhosa profissão de fé do povo da Samaria, que nos desafia em nossas infidelidades > Ouvir as palavras de Jesus, e "porque ouvimos sabemos  que  é  Ele  o Salvador do mundo."

Que assim seja.

Frei Bento, frade menor e pecador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário