Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 19 de março de 2011

Não há nenhum justo, não há sequer um? mas e São José?





Paz e Bem  !

São Paulo diz isto em Romanos 3, 10, entretanto, lemos  no Evangelho de São Mateus 1,16.18-21.24 deste Sábado, que José ,  esposo de Maria, “sendo justo “ , e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente.
(Mateus 1 ,19)

Ora se não existem justos , nenhum sequer, São Paulo se esqueceu de São José?

Bem, não é isto, os contextos são diferentes, mas São José é notável pelo seu silêncio, por estar aberto à Vontade de Deus e de ter superado tudo porque confiou inteiramente em Deus e nas maravilhas que o Senhor fez em Maria, que nos resultou tanto e tão grande Salvador.

Os Evangelhos falam muito pouco sobre José, o Novo Testamento, ao contrário do Antigo, não é uma experiência coletiva de um povo com seu Deus, como é o Antigo Testamento.


O Novo Testamento é o Evangelho.  E o Evangelho é a Pessoa de Cristo, trata da relação do Cristo com o seu novo povo, que somos todos nós.


Inverte-se a História da Salvação, antes um povo que procurava seu Deus , escondido em nuvens e falando pelos trovões, agora temos o povo que vê Seu Deus , ouve Sua Voz, seque seus Caminhos, vê a Sua Face.

E São José e os demais personagens da História da Salvação são coadjuvantes neste processo , são alvos também da graça redentora , e não seus protagonistas, é o Cristo o Sol que ilumina a revelação, daí termos tão poucas referências sobre os personagens secundários para a narrativa evangélica.

Mas isso não diminui a importância deles. E a importância de São José decorre do fato  de ter acolhido o Filho de Deus na sua vida, ter cuidado de Jesus, se preocupado com Ele, como narra o outro texto do Evangelho de hoje, Lucas 2, 41-51a . Ter-Lhe ensinado  o oficio de carpinteiro , um trabalho simples de gente simples e pobre, algo como hoje fazem  os nossos pobres, que trabalham para seu sustento.

E São José foi aquele que livrou o Menino da perseguição de Herodes, levando-O para o Egito, assegurando que Jesus vivesse para cumprir sua missão. Caso contrário, se não houvesse necessidade de José,  Deus O teria livrado. Mas Deus deixou que o curso da História seguisse, e que o Menino vivesse realmente em uma família, que é o lugar onde todos encontram na segurança.

Pena que a cultura de morte do mundo moderno, esteja destruindo exatamente a família, talvez para que nossa segurança seja abalada, e o mal possa agir mais livremente. 

Aprendamos com São José , de seu caráter, de seu senso de justiça, de sua obediência aos planos de Deus.

Sigamos o Cristo como São José o fez, em silêncio e em humildade.

Glorioso São José
 ,  rogai por nós a Deus.

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário