Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O mistério da dor.




Paz e Bem !

Nestes dias que acompanhamos os terríveis momentos que passam milhares de japoneses, tanto pelo terremoto e suas conseqüências, como pelo mal da radioatividade, muitos se perguntam : Como Deus pode permitir isto?

Mas também nos perguntamos : como Deus pode permitir o holocausto? Como Deus pode permitir o terremoto do Haiti? Como Deus pode permitir tanta miséria na África e nos pequeninos de todo o mundo?

Enfim, as dores da humanidade são muitas.

Mas a dor de Deus, encarnado e exilado na nossa humanidade,  também é um grito que ficou sem resposta : Pai  por que me abandonastes?

A paixão do Cristo que estamos nas vésperas de celebrar nos revela um Deus que compartilha a nossa dor, a dor de Deus que se entrega como servo sofredor e vive as dores dos homens de forma mais pungente.

A Teologia constrói uma teodicéia para tentar isentar Deus das “responsabilidades” pelas dores humanas, quando deveria fazer o contrário, ler as dores dos homens na perspectiva da dor do Cristo, e ai encontrar o sentido de toda dor.

Pois, à  luz da paixão de Cristo todas as dores são conformadas.

Como lemos no Evangelho de hoje, Mateus 20, vv 18 e 19 o Senhor dizendo de Sua dor, de sua paixão , de sua flagelação e da zombaria , da morte que iria sofrer, mas  morte que não se esgota em si mesma, que será enfim derrotada pela Sua gloriosa ressurreição > assim , o Senhor nos ensina a Esperança.

E diz São Paulo que é na  Esperança que fomos salvos,  Romanos 8, 24,  tema da Encíclica Spes salvi do papa Bento XVI.

O mal é um mistério indecifrável, talvez porque não esteja no mundo para ser compreendido, mas para ser combatido, e em toda dor há um sentido secreto que escandaliza toda a razão.

Frei Bento, frade menor e pecador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário