Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O que devemos fazer....?



Paz e Bem !

No início do ano, os Evangelhos nos apresentavam  São João Batista,  pregando ao seu povo, pedindo a conversão do povo de Deus, mas , sendo voz clamando no deserto.

Mas o que significa a conversão para São João Batista?

É o que João responde à multidão que perguntava a ela> O que devemos fazer?

E João responde o que significa a conversão para ele, a resposta vem imediata e exigente:

"Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo. "

E vêm também os publicanos, os cobradores de impostos e também perguntam> O que devemos fazer?
João responde: " Não exijais mais do que vos foi ordenado"

E vêm os soldados também querendo saber o que fazer para se converterem, e João responde> "Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo." ( Um conselho que cai tão bem para tantos de Brasília .. e de "outros lugares nada piedosos")

E ao escutarem estas palavras lhe perguntavam se ele era o Cristo.

João diz não ser, diz que seu batismo não é o Batismo do Espírito Santo,  é só água, é mero ritual essênio. Mas que é  O  Cristo quem viria batizar com o Espírito Santo em com o fogo do Seu amor, e de Jesus,  ele, João, nem sequer era digno de desatar as correias da Sua sandália.
E profetiza algo que o Cristo dirá em Mateus 25>

"Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível. "

Este trigo,  Jesus nos dirá hoje no Evangelho do dia, Mateus 25 , 31-46, que serão  aqueles que tiveram a capacidade de amar o seu semelhante, sobretudo o mais pobre e oprimido, rostos que refletem O Cristo. E estes irão para a vida eterna, os que tiveram a capacidade de amar e de ver Jesus no mais pobre.

Aqueles, que não O conseguiram ver porque estavam procurando Jesus nas nuvens, ou no escambo com Ele em troca de carros e mansões e prosperidades.

Bem... destes João profetiza e Jesus confirma, o destino deles será o fogo inextinguível.

Novamente o Reino de Deus está próximo, anuncia João Batista, e Jesus dirá onde está este Reino, não está próximo no tempo, mas está no nosso próximo, sobretudo no rosto daquele que nada mais tem.

A conversão sem a partilha dos bens e dos dons, com os pobres deste mundo, não é conversão a nada, é um giro de 360 graus em torno do próprio Ego.

A que tipo de Reino foi a nossa conversão , a um reino que terminará queimado na palha com joio ? Ou ao reino de Deus que está no próximo , naquele que nada tem?

Que espécie de cristão nós somos, os que acumulam a palha para alimentar o nosso  próprio fogo, ou o cristão que é trigo e que se faz pão para alimento do teu irmão?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário