Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

O que devemos pedir a Deus?






Paz e Bem e bom dia a todos !

O Evangelho de hoje, Mateus 7, 7-12, nos trás Jesus , ainda dentro do contexto das Bem Aventuranças, nos assegurando que tudo aquilo que pedirmos ao Pai, nos será concedido. 
Mas esse “tudo” de que Jesus nos fala está contido dentro da lógica do Reino, que é partilha e fraternidade, não são os bens e as fortunas a que Jesus se refere.
Ele mesmo dá o exemplo > Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe?
Pão e peixes não são o nosso alimento, aquele que Jesus mesmo distribuiu para a multidão na multiplicação milagrosa?
E não é o Cristo que,  ensinando a como rezar,  nos diz que devemos pedir ao Pai o pão nosso de cada dia?
Assim sendo, devemos entender este texto de Mateus , não como um convite a que peçamos ao Pai o que NÃO nos é necessário, mas o que nos é fundamental, porque nos alimenta e nos permite compartilhar, com os irmãos que nada têm, com os pobres e os famintos, de pão e de palavra de Deus, porque ao final do texto de hoje Jesus nos recorda a regra de ouro, ” Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês”.
E isto, para Jesus resume toda Lei de Moisés e todos os ensinamentos dos Profetas.
Curiosamente, O Senhor irá retomar este tema de transformação , de revelação da Nova Lei e do novo Profetismo,  quando nos diz em Marcos 12, 28b -31, que  maior mandamento não existe se não o de amar a Deus sobre todas as coisas,  e ao próximo como a si mesmo.
O foco de Cristo sempre será no amor a Deus como fonte de toda Graça e no amor ao nosso próximo como fonte de uma verdadeira humanidade.

Mas acontece que tantos usam Deus como fonte de bens que a traça e a ferrugem destroem.

Outro dia eu li no vidro de um carro “Foi Jesus que me deu”.

Eu fiquei pensando, Jesus dá carros? Diante de todo este discurso de simplicidade, de partilha, de fraternidade, dos Evangelhos, cabe essa lógica da "teologia" prosperidade,  que vemos hoje em dia ser promovida usando o Santo Nome em vão?

E me lembrei do Evangelho do ultimo Domingo,  quando o maligno tentou Jesus no deserto dizendo que todas as riquezas da terras ele daria para o Cristo se Ele prostrado o adorasse. E Jesus disse ao diabo: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).

O que estamos pedindo ao Pai está dentro da lógica do Reino, que é fraternidade, partilha, simplicidade, e amor?
Não são estas as coisas que devemos pedir a Deus: o simples pão nosso de cada dia, fruto do nosso trabalho, fruto da nossa honestidade?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário