Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Para onde segue o trem da sua vida?






Paz e Bem !

O Evangelho de hoje é o texto de São Lucas 9, 22-25.

Nele está o  primeiro anúncio da paixão e da ressurreição em Lucas.

Mas, sobretudo,  está escrita esta proposta fundamental de Jesus , que é a nossa vocação de cristãos :

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, vai salvá-la”.

Mas porque devemos renunciar a nós mesmos? Não podemos estar satisfeitos conosco? Porque renunciar ao que nos é cômodo, e seguir uma vida de cruz? 

Mas vejamos um exemplo > se estamos no ônibus errado, ou no trem que vai para outro destino. E caso sejamos alertados> olha este não é o seu destino, troque de veículo e você conseguirá alcançar o seu verdadeiro destino. 
E é sobre isto que Jesus nos alerta hoje.
Muitos de nós também estamos indo para o destino errado daquele destino para o qual fomos atraídos, desde o nosso Batismo.
Escolhemos muitas vezes o trem errado, o trem da morte, e assim, a nossa vida viaja inexoravelmente para o fim. 
O que o Evangelho nos propõe  quando nos exorta a renunciar a nós mesmos, é mudar de trem, descer deste que nos conduz à morte, e subir no outro, no que conduz à vida.
E o trem que conduz à vida > é a vida no Evangelho, é a nossa adesão ao Senhor da Vida , que nos diz : “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.
Conformarmos a nossa vida ao Cristo, até chegar ao que São Paulo percebeu em si mesmo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
O convite do Senhor neste Evangelho de hoje é para assumirmos o Seu Eu, somos chamados a termos parte no Eu de Cristo, O Eu que será pregado na cruz e atrairá muitos a Si. 
E se morrermos com Cristo com Ele ressuscitaremos.
Isso é o que significa as palavras que escutamos: "quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, vai salvá-la”.

Mas atenção, perder a vida por Jesus não é um suicídio fundamentalista, e nem mesmo uma negação do valor da vida. Mas é o golpe de audácia mais inteligente que podemos realizar na vida.

Que fique bem claro: Jesus não nos pede para renegar o “que somos”, mas “aquilo em que nos transformamos”, como passageiros perdidos, em um trem que corre para um rumo incerto.
Porque somos pecado e maldade; enquanto a nossa vocação é a de sermos imagem e semelhança de Deus.
Desde o “nosso Gênesis pessoal” , nosso Batismo , e para conseguirmos isso, deveremos negar a nós mesmos, tomar nossa cruz e seguir o Eu do Senhor, do Deus da Vida.

Escolhe , pois, a vida, nosso Deus nos pede desde o Deuteronômio 30,19.

Para onde segue o trem da sua vida?
Frei Bento, frade menor e pecador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário