Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Você ama a Deus, ao próximo, e a si mesmo?




Paz e Bem !

No Evangelho de  hoje, Sexta-Feira,  Marcos 12, 28-34 >    Jesus irá aprofundar a questão da Lei em relação à Graça de Deus.

No Evangelho da Quarta-Feira ouvimos o Senhor a nos dizer que não veio abolir a Lei , mas leva-la à perfeição.

Hoje Ele nos diz claramente o que significa isto,  ao nos dizer que toda a Lei e os profetas estão contidos em dois únicos mandamentos > " Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E aqui está o segundo, semelhante a este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Portanto os dois mandamentos onde estão contidos toda lei e os profetas , são mandamentos que se iniciam pelo verbo amar, e São Paulo nos dirá,  em Romanos 13, 10,  que : “amar é cumprir a lei inteira”.

Eis, ao meu pobre ver,  o sentido de Jesus nos dizer que veio levar a Lei à perfeição. Sendo que a perfeição,  é o amor: a Deus , e ao próximo como a nós mesmos.

A discussão entre a lei mosaica e o Evangelho de Jesus, não resulta em um antagonismo entre os dois. Decorre antes da questão da interpretação da Lei , como faziam os fariseus e os doutores da lei, os incansáveis perseguidores de Cristo, que O perseguiam , não por causa dos Seus milagres ou do seu poder diante das multidões, mas pela incapacidade deles em cumprir a lei de Deus com senso de misericórdia e justiça.

É que eles não se amavam, apenas repetiam velhos rituais e obras da lei no intuito de se aproximarem de Deus.

Quando São Paulo nos diz que as obras não nos salvam, somente a Fé em Jesus, essas obras que o Apóstolo menciona, não são a caridade fraterna, o amor ao próximo, a doação de si mesmo. Ele está tratando de obras decorrentes da prática da Lei sem a perspectiva da justiça e da misericórdia.

Por isto, para Jesus, aproximar-se de Deus exige de nós senso de justiça e misericórdia, que é como Deus nos ama; que é como devemos amar o próximo.

Mas aqui o Senhor nos aponta mais uma forma desse amor > o amor a nós mesmos.

Para amar a Deus sobre todas as coisas, e amar o próximo por consequência, é necessário antes que nós nos amemos ,  que nos aceitemos como campo da misericórdia de Deus, onde deve ser feita a obra do Senhor.

É em nós, na nossa fragilidade que Deus quer ser louvado, ser glorificado através de nossa vida, através da nossa  mudança,  e da conversão diárias > o que nos desafia a sermos melhores a cada passo, nos desafia no nosso senso de caridade.

Ninguém poderá dizer que ama a Deus,  ou ama ao próximo , se primeiro não se amar, não se respeitar, não se perdoar.

Caso contrário, não conseguiremos amar o irmão, sobretudo ao mais pobre e abandonado,  pelo   amor  de Deus, que é o que ele espera,  e precisa, de nós.

Frei Bento , frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário