Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 30 de abril de 2011

Somos todos gêmeos de Tomé ? Ou somos felizes por crer sem termos visto?



Paz e Bem !

Desde o Domingo da Páscoa estamos lendo os relatos das aparições de Jesus aos Apóstolos e aos discípulos.
A narrativa do Evangelho deste Domingo , Festa da Divina Misericórdia , São João 20, 19-31,  é anterior àquela que lemos na durante a semana, pois é a continuidade do Dia da Ressurreição, onde Jesus   pediu a Maria Madalena que fosse aos seus e anunciasse que Ele havia ressuscitado.
Agora  Jesus vai até eles  e os encontra fechados, temerosos, afinal o medo é tão humano que pode ser  também divino, pois o próprio Cristo o sentiu no Getesêmani.
Mas agora o Cristo nada mais teme, Ele venceu a morte e quer que esta experiência de renascer de vida brote também no coração dos seus.
Assim Ele deseja a paz . Quer  que esta paz estivesse com eles assim como estava n’Ele.
Ele é a Paz que anuncia.
E esta Paz se traduz em ato concreto> o sopro do Espírito Santo sobre os Apóstolos que lhes confere o poder de perdoar ou reter pecados.
Reter pecados não significa não perdoa-los, significa um convite a uma renovação de vida, uma contínua revisão de nossos maus atos que não estão prontos para alcançarem a Misericórdia do Pai. Atos que ainda exigirão de nós o “levantar-me-ei” do Filho Pródigo, para buscarmos o perdão de Deus.
E se completa a História de nossa salvação, Deus que enviou o Filho e o Filho que envia a Igreja , na pessoa dos Apóstolos, como em um “Pentecostes antecipado”. E os Apóstolos,  pelo poder do Espírito Santo  > Alma da Igreja, são enviados com o poder  do amor , da  misericórdia e do perdão.
Mas Tomé não estava entre eles, Tomé é como nós, ele que era chamado “dídimo” que quer dizer gêmeo. Temos muito de Tomé, somos gêmeos pelo menos da sua atitude de incredulidade.
Oito dias se passaram e Jesus voltou , já não há mais narrativa de medo, tudo é esperança entre os Apóstolos porque viram o que Tomé não viu e não creu quando ouviu. E segue-se o famoso diálogo, os famosos toques nas chagas do Cristo, segue-se a proclamação de Tomé que Jesus é “meu Senhor e meu Deus”, e a fala de Jesus > Bem aventurados os que crêem sem terem visto,  que é a última das frases que Jesus diz no Evangelho de João, pois o capitulo seguinte de João parece ser um outro final, escrito posteriormente, ou parte de um outro códice, onde ele narra a aparição em Tiberíades. Mas termina o capítulo , quase da mesma forma que termina o cap. 20 > Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.
Mas fica para nós esta bem aventurança,  como uma esperança, de que deixemos de ser gêmeos de Tomé , incrédulo até ver > e passemos a ser bem aventurados porque acreditamos  sem termos visto.

Festa da Divina Misericórdia – MMXI – AD

Bem Aventurado papa João Paulo II,  rogai por nós.

Bento,  frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário