Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 22 de maio de 2011

Bem-aventurada és tu: Dulce dos pobres !



 Paz e Bem !

Caríssimos , neste Domingo o Evangelho, S.João, 14, 1-12  volta a nos mostrar o diálogo de Jesus com seus Apóstolos, no momento da ultima ceia, na instituição do sacerdócio do serviço e do amor  e na primeira Eucaristia. Após a saída de Judas Iscariotes que iria trair Jesus, após Jesus dizer aos seus que para onde Ele iria eles não poderiam ir, após Pedro dizer que daria sua vida pelo Senhor, o Senhor o desarma: Pedro, antes mesmo que  galo cante por 3 vezes você vai me negar.
Ante a amargura que tomou  conta dos corações dos apóstolos , Jesus os reconforta, pedindo que não se perturbe os seus corações, que devem crer Nele e no Pai.
Que Ele, Jesus , irá preparar o lugar e a morada de todos, onde estaremos todos juntos e já não  morreremos . E retomamos a leitura do Evangelho de dias atrás, quando Tomé pede ao Senhor que lhe mostre o caminho,  porque eles não sabiam qual era esse caminho.  Jesus responde dizendo que Ele é o Caminho,  a Verdade e a Vida, e que ninguém vem ao Pai se não por Ele. E Felipe pedindo para que Ele nos mostre o Pai.
E Jesus diz que todos  que O vêem , vêem  o Pai.
Segue o texto com Jesus revelando que   todos que Nele cressem  fariam as obras que Ele fez e até maiores...
E aqui está o ponto que nos une à celebração da Igreja no Brasil de hoje, quando Irmã Dulce será declarada Bem-aventurada, exatamente porque acreditou em Jesus, no Seu mandamento de Amor e praticou as obras do Senhor, de forma exemplar.
Estas são as obras que importam ao Pai, amar e cuidar daqueles que ninguém mais quer, vendo neles o Rosto do Cristo, sofredores, doentes, pobres, abandonados, famintos, sedentos, exilados da sorte > os pequeninos.
Irmã Dulce aprendeu este mandamento do Amor e o praticou pelo caminho, por isto seguiu a Cristo, por isto viu no Cristo a Pessoa do Pai >  que São João nos revela ser O Amor.
Mas por que Dulce é Bem-aventurada?
Porque cuidou dos pobres?
Não, é mais do que isto.
Dulce, Francisco, Clara, Teresa de Calcutá  e uma multidão de pequeninos,  alcançaram a bem-aventurança porque foram pobres, como nos revela o Evangelho de Lucas 6, 20: "Bem-aventurados vós que sois pobres , porque vosso é o Reino de Deus".
E são Bem-aventurados porque viram nos pobres o Reino de Deus.
Não é por outro motivo que hoje a chamamos Dulce dos pobres, porque ela soube ser pobre em meio deles.
Imitou a Jesus Pobre e por isto,  recebe hoje o reconhecimento que o Reino de Deus pertence a ela também.
E eu me alegro muito em fazer parte desta Igreja   que está no meio dos pequeninos, porque é esta a Igreja do Senhor Jesus, cujo amor me consome.

Frei Bento, frade menor e pecador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário