Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

A diferença entre ir e vir.





Paz e Bem !

Hoje nós lemos no Evangelho segundo São João 14, 6-14, que Jesus declara ser o Caminho a Verdade e a Vida, e que ninguém VEM ao Pai se não através Dele > Jesus.
E lemos também  o diálogo entre Jesus e os Apóstolos, sobretudo com Felipe que pede ao Senhor: “Mostra-nos o Pai e isto basta para nós”. E Jesus responde : Felipe, tem  tanto tempo estou entre vocês e ainda não me conheceis?”
Primeiro há de se considerar as traduções mais “populares” da Bíblia que  alteraram o verbo vir pelo verbo ir, nesta “ipsa verba Domini" > nessas palavras que Jesus realmente pronunciou.
Nas edições da Bíblia  Ave Maria e na Bíblia de Jerusalém, bem como na Vulgata , e até mesmo na Bíblia  do Rei James ( que é o meu limite,  em se tratando de Bíblias protestantes) ,  Jesus diz que ninguém VEM ao Pai se não por Ele.
No afã de apresentar a Bíblia em uma linguagem mais “popular”, mesmo a Bíblia da CNBB e a Edição Pastoral, traduzem por “ninguém VAI ao Pai se não por mim”.
Ora, o verbo ir é diferente do verbo vir. E o verbo ir, no presente do indicativo 3ª pessoa  do singular é VAI, no sentido de ir embora.
Quando conjugamos o verbo vir, na 3ª do singular, temos > VEM, o sentido que Jesus , teologicamente,  quis dizer. Principalmente se considerarmos o contexto que João descreve no capitulo 14 > Jesus dizendo ser Um com o Pai e que,  aqueles que O vêem, vêem o Pai.
Portanto, o correto seria a tradução >” ninguém vem ao Pai se não por mim”, porque Ele e o Pai são Um e em Ambos,  o Espírito Santo é o mesmo Amor, que une a Santíssima Trindade em  comunidade de Amor.
Devemos tomar cuidado com as traduções que distorcem e deturpam o que Jesus disse, mesmo que sejam nossas essas traduções.
E no mais, o que temos a refletir junto de Felipe, é bastante similar ao que refletimos junto com Tomé, no Domingo. Tomé não acreditou na ressurreição do Senhor até que Lhe tocou,
Felipe não acreditou que Jesus é Deus até que pode ouvir do Senhor a palavra que não deixa duvidas> “Eu e  o Pai somos Um!”
E nestes dias, em que tivemos a graça de termos reconhecido pela Igreja um milagre atribuído à intercessão do papa João Paulo II junto a Deus ,  cabe bem este texto como uma resposta para aqueles que nos acusam de “inventar santos”, de adorar bonecos de barro, etc.
Essas pessoas citam o versículo primeiro do Evangelho de hoje> Ninguém vem ao Pai se não por mim”, como uma exclusão a todos aqueles que seguiram esse Caminho. Os que chegaram a Deus por  meio de Jesus.
Sobretudo,  porque o Senhor nos diz: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”
É precisamente isto que os nossas santos e santas  fazem, porque creram de forma exemplar , por este motivo foram ao Pai  por meio de Jesus e diante Dele intercedem por nós e realizam as obras de Cristo, as obras do Amor que se traduzem em tantas venturas.
Outrossim, os fatos comprovam isto, afinal, são 2000 anos de milagres admiráveis na História da Igreja do Senhor, recebidos pela intercessão desta multidão de bem aventurados do Pai.

Quem não tem santos para apresentar, então só lhes resta atacar,  a quem os tem 



Na memória de São Felipe Apóstolo, que hoje recordamos..


Frei Bento, frade menor e pecador.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário