Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deus que se apresenta como pão !




Paz e Bem !


O Evangelho desta Solenidade do Santíssimo Sacramento do  Corpo e Sangue  de Jesus Cristo, é o texto de João 6,  51-58 , quando Jesus se apresenta como o Pão Vivo que desceu do céu.

É um diálogo entre Jesus e os judeus,  que O criticavam por Ele ter dito ser o Pão Vivo que desceu do Céu .

Como Jesus pode se apresentar como Pão Vivo que desceu do Céu se eles conheciam seu pai José,  e sua mãe , Maria ?
Como Ele poderia ter descido do céu?

Mas Jesus lhes reafirma, “Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente”.

Os judeus não compreenderam porque não acreditaram, porque estavam , como muitos hoje, apegados a seus conceitos e preconceitos, aqueles que fazem tantos acreditarem num deus que construíram , à imagem e semelhança deles, não Neste Deus que se manifesta diferente, se manifesta como Pão, que se dá em alimento.
Aqueles que até hoje se escandalizam com a Eucaristia e não conseguem entender que a carne de Jesus é sua própria Pessoa, a Pessoa que cura, que liberta, que salva, que redime e que nos ressuscitará no ultimo dia.

Este Jesus Carne que se faz Pão,  é  quem nos alimenta nesta perspectiva > não de meramente imita-Lo, mas na perspectiva de fazer o que Ele fez,  dentro de nossos limites.
E o que Jesus fez se não ser desconcertante e paradoxal?

Mas Ele não era um desconserto desconexo;  o paradoxal em Jesus foi usar de misericórdia nas situações onde se esperava a aplicação de penalidades e de condenações.

É aí o foco principal de ser Pão Vivo, que desce do Céu e se torna alimento para toda uma vida, não somente para mitigar a fome de forma passageira como o Maná do deserto.

Sim, Jesus é o Pão Vivo e o Pão é sua Carne e sua Carne é sua Pessoa, é a misericórdia personalizada, para aqueles que a comerem, pela Eucaristia, se transformem em novos Cristos,  para tantos que têm fome e sede de justiça.

Este é o sentido que perpassa  todo o capitulo 6 de João.  Que começa com a partilha generosa de pães e peixes dados em gratuidade pelo menino,  e que termina no discurso do Pão da Vida, termina quando Jesus diz enfim o que Ele é.

Assim como O Senhor declara Seu Nome para Moisés no Sinai como “Eu Sou”, Jesus resumirá sua condição divina e humana quando diz também “Eu Sou”.

O que? “O Pão da Vida”!

Assim Ele respondeu aos murmúrios dos judeus que questionavam sua procedência divina.
E assim Ele nos responde com a missão que nos dá > compartilhar Sua Pessoa, mediante a Eucaristia para sermos novos Cristos nas vidas de tantos irmãos que têm fome de pão e de Deus.


Frei Bento , frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário