Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Reino de Deus está próximo, ou no próximo?


Paz e Bem !


O Evangelho de hoje S.Lucas 1- 57-66.80, nos trás a narrativa do nascimento de João, o Batista.
João nasce antes do Cristo, porque estava escrito que era ele que deveria preparar os caminhos do Senhor, e desde o ventre materno, ele exultou com a chegada do salvador da humanidade.  

Ambos , Jesus e João,  estão intimamente unidos no projeto salvífico de Deus. 
E muito tempo depois, João aparece, batizando no Jordão, batiza o Senhor e provoca a Teofania nos céus com a descida do Espírito Santo sobre o Cristo. Ali João entende que seu batismo nada valia, era ritual essênio, era humano. O batismo seria o de Cristo tanto é que ele diz que era Jesus que haveria de batizá-lo,  não o contrario.



Porque só   Cristo Jesus perdoa os pecados.


João é o último dos Profetas de Israel e o maior, porque os outros que vieram antes dele profetizaram que um dia viria o Messias. 

João, porém, profetizou e viu o dia .

E será ele que vai preparar os caminhos do Senhor. Dizendo que a salvação está próxima, a salvação vem pelo perdão dos pecados, até poder chegar a dizer: está ali a salvação, Jesus é a Salvação!

Mas nós também somos chamados a ser profetas, tal como João foi. Nós também temos de anunciar, ainda que nos nossos desertos, que o Reino de Deus está próximo, não no tempo, mas na nossa proximidade. 

É que o Reino de Deus não está próximo, ele está é no nosso próximo.

Naqueles que mais sofrem, que são os perseguidos, os pobres,os pecadores, os oprimidos, os que nada têm. Porque é neles que Jesus está.

Que Reino de Deus estamos a construir? Um Reino para nossas conveniências, ou um Reino onde sejamos servos uns dos outros, onde, para que sejamos os primeiros , temos de ser os últimos como São João se colocou, diminuindo –se para que Jesus apareça?

Solenidade da Natividade do Precursor- 2011-AD

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário