Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Seremos salvos, quando nos tornarmos essencialmente humanos.




Paz e Bem !

Todas as ações de Jesus Cristo apontam para resgatar nossa humanidade,  para nos tirar daquelas situações que nos impedem de nos tornarmos humanos.
Assim sendo, os exorcismos, as curas, o perdão dado a tantos  por Nosso Senhor,   são gestos salvadores que devolvem às pessoas a sua plena capacidade de humanidade.
Assim eu entendo esta palavra tão misteriosa e controversa, tenho o sentido que me norteia no que seja realmente a salvação operada por Cristo em nós.
Salvação não é apenas o resgate de nossa natureza corrompida pelo pecado adâmico, é muito mais que isto. A salvação  é dom, acréscimo, dádiva, graça, excesso, abundância.
Jesus não refaz a trajetória humana, não olha para o nosso passado, para o nosso  pecado, mas potencializa nosso futuro, chama os homens e as mulheres para se tornarem aquilo  a que foram chamados a ser: humanos.
Porque Ele foi tão perfeitamente humano que só poderia ser divino, e este é o Seu convite que nos é feito:
"Sede perfeito como vosso pai do céu é perfeito" (Mt 5,48). 
Jesus, ao cruzar o caminho entre o divino e o humano,  nos inaugura a possibilidade de sermos humanos  em plenitude, com efeito, é Jesus que nos revela o que é o humano, ou para dizer de outra maneira, o que significa ser humano neste mundo.
 A compreensão do ser da humanidade, neste sentido, não parte de minha experiência de humanidade, uma experiência fragmentada e incompleta, mas sim da vida de Jesus, o novo Adão, isto é, o fundador da nova humanidade e, por isso, revelador do ser humano.
O que faremos de nossa humanidade definirá nossa salvação, ou seja, nossa capacidade de nos tornarmos verdadeiramente humanos.

E, no entardecer da vida,  seremos julgados pelo amor !

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário