Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Superando a justiça dos hipócritas.




Paz e Bem !

O Evangelho lido hoje é Mateus 6,1-6 quando o Senhor nos diz que ao jejuarmos e fizermos penitência e a caridade, as práticas da cristãs por excelência, sejamos discretos, para que o que fizermos surja aos olhos de Deus, não os olhos do mundo.
Por que?
Porque o que fizermos de bem a um desses pequeninos será a Deus que faremos, e o mesmo Deus que nos sonda, vê no nosso secreto.
É um alerta para aqueles que fazem grandes estardalhaços em sua pregações e orações “cristãs” , mas que no fundo são vazias porque apenas são feitas para serem vistas aos olhos alheios.
Ao nos convidar para orarmos e praticarmos o jejum , a penitencia pelos nossos pecados e caridades no nosso secreto, Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, que assim construiremos a verdadeira Paz, aquela Paz que o mundo não pode roubar de nós, porque nos é dada por Deus, como recompensa pelo nosso agir  invisível.
Este agir no secreto  nos remete aos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto até a terra prometida, mas também nos recorda os 40 dias de jejum e retiro do Senhor no deserto, onde Ele foi tentado e venceu o mal.
O povo israelita venceu o deserto porque deixou-se guiar por Deus que  caminhava à frente deles como uma coluna de fumaça; e Jesus venceu o demônio porque é Deus, e está escrito que não tentarás o Senhor teu Deus (Mt 4, 7).
Nós somos convidados a vencer nossos demônios pessoais, ou seja , tudo aquilo que nos afasta do verdadeiro Deus, nos assumindo como peregrinos nesta terra, e nos deixando conduzir pela mão do Senhor, sendo fraternos com os nossos irmãos que nada têm, e construindo juntos o Reino de Deus que é a Paz > que é fruto da Justiça.
Somos chamados a reconstruir nossa sociedade com valores cristãos de solidariedade e fraternidade, e esta é a grande resposta para esse desafio > construir a Fraternidade como o grande valor que a nossa sociedade precisa.

Nós estamos a construir fraternidade entre os irmãos ou só vivemos para pregar a divisão e o egoísmo e.  com isso , tornamos nossa sociedade mais insegura e miserável?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário