Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 10 de julho de 2011

O Reino de Deus e suas semelhanças.




Paz e  Bem !

Meus irmãos, neste e nos dois próximos Domingos a Igreja nos dá para reflexão o capitulo 13 do Evangelho de Mateus, onde Jesus nos falará de como é o Reino de Deus, ou o Reino do Céu , porque são sinônimos de uma mesma realidade  > Deus é o Céu porque não existe o Céu sem Deus.
E nestes textos de Mateus, vermos  Jesus  comparando o Reino com coisas bem simples, íntimas e silenciosas conversões;  o Reino de Deus é muito simples,  é comparável à sementes, ao grão de trigo, uma perola , a uma rede.
E Jesus nos fala por parábolas também porque é uma linguagem simples, acessível aos humildes, mas nem por isso menos sábia do que uma linguagem de eruditos.
Ao contrário, a simplicidade só encontra abrigo nos corações que são simples de boa vontade.
E recordemos os Anjos do Natal cantando para pastores muito simples, na Noite Santa de Belém,  porque eles eram pessoas de boa vontade, e por este motivo , tinham  a Paz.

Assim sendo a linguagem da simplicidade confunde os soberbos, os duros de coração, os que esperam grandes e mirabolantes acontecimentos escatológicos, enquanto  o Rei é muito simples e está no meio de nós.
Hoje lemos que o Semeador saiu a semear suas sementes, todos somos semeadores, todos propagamos nossas idéias nossas crenças, por isto , não é uma redundância dizer que o semeador saiu a semear...
A diferença é onde é que a semente cai, a semente do nosso Semeador de hoje é a Palavra de Deus, e o Semeador é o próprio Jesus;
E a Palavra de Deus é sempre fecunda, sempre atinge o nosso coração, diante dela temos variadas atitudes, do acolhimento á negação, mas ninguém fica indiferente à ela.

O destino da Palavra semeada é o nosso próprio destino, assim como foi o destino de Jesus. A Sua Palavra semeada no Seu Tempo produziu um fruto, que germinou e fez nascer a Cruz. De aparente derrota da semente, Jesus a transformou na maior das vitórias, a Sua ressurreição gloriosa e a nossa pregação.
A Igreja é chamada a semear como Jesus, a colher os frutos desta semeadura da Palavra,  ainda que muitos possam acolhe-la mas depois a perdem pela ação do maligno, ainda que existam aqueles que a recebam no terreno pedregoso de seu coração, onde a Palavra não finca raízes, e deixam a semente sufocar nas amarguras de suas vidas, ainda que existam os que a acolhem entre os espinhos de suas vidas, e venham a pede-la na sedução do mundo, sempre haverá aqueles que são terrenos férteis, onde a semente germina e produz frutos intensos.

Frei Bento, frade menor  e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário