Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

E quem dizeis vós que Eu sou?




Paz e Bem !

O Evangelho desta Quinta -Feira, dia dos padres, dia do Santo Cura D'Ars,  todos conhecemos  bem > Mateus 16, 13-19, a narrativa de  que Jesus , “nos lados da Cesaréia de Felipe”,  se detém e pergunta aos doze sobre o que as pessoas pensavam Dele.
E depois pergunta mais diretamente a eles , e a nós:  “E quem dizeis vós que Eu sou?”
A Cesaréia de Felipe era uma cidade romana, situada ao norte da Galiléia, bem próxima de Nazaré. Uma cidade romana na Palestina de então, onde havia um grande  Templo erguido sobre uma rocha, dedicado ao deus Pã.
E desta visão de um Templo erguido sobre uma rocha é que talvez Jesus tenha se baseado para então descrever aos Apóstolos aquilo que todos nós lemos e interpretamos como a criação da nossa Igreja.
Sim, porque a resposta que Jesus recebeu dos Apóstolos, na pessoa de Pedro, é que constitui a Fé da nossa Igreja, o Credo que professamos ao abrirmos nossos corações e dizermos  bem alto: Creio em Jesus Cristo , Filho de Deus vivo !
Nesta confissão  Pedro nos precede, ele é o primeiro a proclamar , não por sua voz, mas pela revelação de Deus, que Jesus é o nosso centro, a nossa rocha, a nossa esperança!
E Jesus então, deve ter olhado para a rocha e para o Templo , mostrado a eles, dizendo então a Confissão de Fé de Pedro, era a rocha sobre a qual Ele ergueria a Sua Igreja.
A nossa Igreja , fincada no rocha da Fé no Senhor ressuscitado, pelo qual Pedro deu sua vida . A  Igreja , através da qual somos inseridos no mistério de Cristo pelo Batismo, nos tornando pedras vivas deste Templo  do Deus Verdadeiro, do Deus Vivo, que nos liberta , de nossas correntes e de nossos pecados.

Estejamos portanto nós também prontos para responder e dar a Jesus a razão de nossa Esperança quando Ele nos perguntar> E quem dizeis vós que Eu sou?


Hoje a Igreja comemora do dia do padre, o dia de São João Batista Maria Vianney, o Cura D'Ars,  sacerdote simples e modelar, que se conformou ao Cristo no |Seu amor pelo Seu povo,   nos inspire e rogue por nós a Deus.

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário