Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 28 de agosto de 2011

A nossa cruz do dia a dia.






Paz e Bem !

O Evangelho deste 22º Domingo do Tempo Comum, é São Mateus 16 , 21-27.

Nele está escrita a proposta de Jesus “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á’. (Nieztche odiava esse trecho).

Mas , porque devemos renunciar a nós mesmos? Não estamos satisfeitos conosco? Porque renunciar ao que nos é cômodo e seguir uma vida de cruz?
 

Vejamos um exemplo , um trem nazista carregado de judeus que eram embarcados na ilusão de irem para uma vida melhor, eram iludidos com a falsa promessa de que o destino que lhes aguardava era bem melhor do que os guetos onde habitavam. E lá iam eles , como ovelhas para o matadouro. Porém em alguma eventual parada do trem, alguém conseguia avisar para eles qual era o destino terrível que os aguardava, E muitos conseguiam fugir.

Nós estamos também no trem da morte, a nossa vida viaja inexoravelmente para a morte.

O que o Evangelho nos propõe quando nos exorta a renunciar a nós mesmos e a descer deste trem, é subir no outro que conduz à vida.

E o trem que conduz à vida é a fé em Jesus que disse: “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”

O convite do Senhor neste Evangelho de hoje é o de assumirmos o Seu Eu, termos parte no Eu de Cristo, o Eu que será pregado na cruz e atrairá muitos a Si. E se morrermos com Cristo com Ele ressuscitaremos.

Isso é o que significa as palavras que escutamos: “Aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobrá-la-á”.

Negar-se a si mesmo não é uma operação auto mutilação e renunciadora, mas o golpe de audácia mais inteligente que podemos realizar na vida.

Mas que fique bem claro: Jesus não nos pede para renegar o “que somos”, mas “Naquilo no que nos transformamos”.

Porque somos pecado e maldade, enquanto a nossa vocação é a de sermos imagem e semelhança de Deus, desde o “nosso Gênesis pessoal” e para conseguirmos isso, deveremos negarmos a nós mesmos, tomarmos nossa cruz e seguir o Eu do Senhor.

Escolhe , pois, a vida. Deut 30,19.

Frei Bento, frade menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário