Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula.




A família franciscana hoje comemora a festa da dedicação  da Basílica de Nossa  Senhora dos Anjos em Assis.  A pequena capela que existia  na planura de Assis faz  parte do álbum da vida dos franciscanos e franciscanas de todos os tempos.
Francisco, num determinado momento de sua vida, tinha a convicção de que estava sendo chamado a ser pedreiro de Deus.  Compreendera que precisava restaurar as capelas de sua cidade que estavam caindo aos pedaços. Depois de ter feito o trabalho de arrumar  São Damião e São Pedro chegou  até Nossa Senhora dos Anjos. Ele gostava daquela capelinha dedicada  à Mãe de Deus e resolveu  “morar “  por ali com seus frades. Alguns acontecimentos marcariam aquele lugar.
Lá,  participando de uma  missa, ouvira ele o evangelho da missão. Jesus pedia que seus discípulos fossem pelo mundo afora,  com pouca bagagem, sem ouro,  sem dinheiro, nem sapatos, que fossem de casa em casa,  que cuidassem dos doentes, anunciassem a paz.  Era isso que ele desejava. Teve a nítida certeza que seu  caminho estava traçado.  “É isso que eu quero, isso que busco de todo o coração”.  Esse foi o dia em que Francisco abraçou o Evangelho.  E  depois ele e seus frades não queriam outra coisa senão  dizer por palavras e gestos que o Amor que tanto nos amou precisava ser amado.  Seus frades constituiriam uma fraternidade missionária. Tinha certeza que esse esclarecimento ele devia a  Mae de Deus,  Maria, que segundo uma tradição costumava descer à terra com anjos naquele lugar.  Esse lugar  seria o único lugar fixo de seus frades... Ali Deus morava e moraria sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário