Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Por que temer, pequenino rebanho?





Paz e Bem !

Evangelho de N.S.Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 32-48.

O Senhor nos fala das exigências do Evangelho. O Evangelho que precisa que deixemos tudo para que nossa “ bolsa” não envelheça. O Senhor nos manda acumular riquezas no céu, onde nenhum ladrão roubará, nenhuma traça, ou ferrugem as destruirá.

É que o valor do Reino é o que doamos do que somos.

O valor do Reino é o valor da nossa Fé , da nossa Esperança , como nos diz a a Carta aos Hebreus 11, 1-2 e 8-19 : “A fé é a garantia dos bens que se esperam e a certeza das realidades que não se vêem”, mas também é o valor da Caridade, como Jesus nos pede : “Vendei o que possuís e dai-o em esmola.

Assim, que nosso tesouro esteja na perfeita Caridade, que S.Paulo Apóstolo dignifica como a maior das três virtudes que aqui falamos.

Mas “ não temais pequenino rebanho...”

Aqui, e na vida nossa de todos os dias, cada vez mais nos alarmamos com as ofensas , com os cruéis julgamentos, as indignidades que fazem contra a Igreja do Senhor, contra o povo de Deus, cada vez mais apóstatas, cada vez mais imoralidades, cada vez mais a sociedade volta as suas costas para o verdadeiro Deus e depois O culpa por suas misérias, ou cobra Dele as ações que tantos de nós não realizamos.

Quantas ofensas ao Senhor, quantos inimigos possui o pequeno rebanho !

Principalmente de seu próprio meio. Aqueles que deveriam agir como o servo vigilante da parábola que encerra o texto de Lucas que refletimos , mas que pela “demora do seu Senhor”, já não vigiam, nem oram, nem cingem seus rins, nem acendem mais suas lâmpadas.

Perderam a esperança da volta do Senhor, por julgarem que Ele não vem mais.

Mas o Senhor sempre está a nossa porta e bate.

O Reino que hoje Jesus nos promete, não é dos primeiros, dos grandes, dos poderosos. É o Reino dos pequeninos, dos pobres, dos doentes,dos fracos, dos últimos : o pequenino rebanho. Um Reino de exigências porque> “a quem muito foi concedido, muito será exigido, e a quem muito foi confiado, mais lhes será pedido.”

Onde está o seu tesouro aí está o seu coração. E o Senhor nos pergunta também hoje: Onde anda seu coração?

Frei Bento, frade menor e pecador !

Nenhum comentário:

Postar um comentário