Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CRVX FIDELIS


  



Paz e Bem !


O Evangelho de hoje nos trás a narrativa de João 3,13-17, quando Jesus diz a Nicodemos: “ Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna”
Depois Jesus dirá, no capitulo 12 do mesmo Evangelho: E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.

A imagem é recorrente em ambos os casos à serpente de bronze, que Deus mandou fazer, por intercessão de Moisés após a revolta do povo conforme está escrito em Num 21, 4-9, para que todos que estivessem contaminados pelo veneno , ao olhar para a serpente de bronze ficassem curadas.

A figura da serpente de bronze no deserto, prefigura o Senhor Crucificado, em ambos o simbolismo é evidente.
A serpente de bronze, apesar de se assemelhar às serpentes que envenenaram o povo de Israel, não continha o veneno que elas possuem, embora lhes fosse semelhante.
O Senhor Jesus não possuía o pecado, mas todo aquele que O olhar , no seu trono de Cruz, será liberto do pecado que é semelhante ao homem.
E em outra passagem, em João , 8 , 21-30, novamente Jesus dirá: “Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou”.
E todo “Eu Sou” que Jesus É, se traduz por misericórdia e perdão, a nossa cura das trevas.
É que tantas vezes preferimos as trevas à luz que emana do Cristo Crucificado por nós. É da cruz, do lugar do tormento e do opróbrio, que Deus constituiu lugar de Luz, para que Nele creiamos e para que, já não sejamos julgados pelas trevas que o nosso mal produz.
Com a Virgem Maria, modelo da escuta e do acolhimento da Vontade de Deus, possamos aprender a vivermos na Luz que brota da Cruz , para que nossas ações sejam feitas de acordo com a Vontade de Deus.

Vivemos na treva do mal ? Ou na Luz que vem de Jesus , levantado diante dos Homens?

Celebrando hoje a Festa da Exaltação da Santa Cruz, pedimos ao Pai Misericordioso que dê serenidade e firmeza ao papa Bento,  para que possa suportar mais esta cruz pesada que ameaçam impor aos seus ombros.

Rezemos pelo papa,   e por todas as vítimas dos maus padres que envergonham o Cristo,  a Quem juraram servir com a própria vida.


Solenidade da Exaltação da Santa Cruz - MM XI AD

Frei Bento , frade  menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário