Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 18 de setembro de 2011

Somos todos primeiros , ainda que sejamos os últimos.





Paz e Bem!

No trecho do Evangelho que ouvimos  neste Domingo, Mateus 20,1-16 , Jesus nos desconcerta com a Parábola do Dono da Vinha que saiu de madrugada para arrumar operários para seu vinhedo.
Mais uma vez o Senhor compara o Reino de Deus a algo que foge à nossa lógica
Desta vez nos conta a estória do Dono da Vinha sai pela madrugada para contratar o serviço de alguns, depois às 9 horas da manhã para contratar mais operários, depois ao meio dia, depois às 3 da tarde e se tudo isto não fosse o suficiente, às 5 horas da tarde, na última hora útil do dia, pergunta aos que ainda estão desocupados se não querem eles irem trabalhar também.
E eles foram, por último.
Mas todos receberam ao final da jornada uma mesma moeda de prata, independente da jornada de trabalho que tiveram.
Isso segundo nosso senso de justiça é inconcebível, quem trabalhou mais deveria receber mais e quem trabalhou menos, o menos.
Mas esta é uma parábola  traduz a misericórdia de Deus e não  relações trabalhistas.
É Deus o Dono da Vinha e a Vinha é o Reino de Deus.
Para Deus não importa a hora do Homem, porque sua Misericórdia se estende a todos, independentemente do momento da nossa adesão ao Seu projeto, e aqui, a moeda de prata representa o Amor de Deus como recompensa dada a todos, a qualquer momento.
E ao empregado que reclamou que trabalhou mais e, portanto, merecia maior recompensa, o Dono da Vinha responde >  não sintas inveja por eu ser bom.
É que o Amor de Deus não é distribuído de forma desigual >  a todos Ele dá o que “foi combinado”.
Esta aparente ilógica, é a resposta para aqueles que se sentem merecedores de recompensas maiores porque se sentem “donos” de Deus, os verdadeiros adoradores , os primeiros em números e lucros.
No entanto, quem veio por último ,  quem aderiu ao projeto da Vinha de Deus na hora derradeira >  mereceu a mesma recompensa.
Ele foi o último, mas para Deus Ele é como o primeiro, como todos nós somos os primeiros, desde que saibamos ser , como os últimos e aderir ao Senhor para sermos humildes trabalhadores da Sua Vinha.

Frei Bento, frade menor, pobre e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário