Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 11 de setembro de 2011

A Terapia do Perdão.




Paz e Bem !

Lembrando a oração atribuída a São Francisco: “É perdoando que se é perdoado”

Eis, o Evangelho deste Domingo nos repete esta verdade que nosso orgulho às vezes  rejeita. Voltamos ao texto tão querido de Mateus 18, a continuidade do Evangelho do Domingo passado quando o Senhor nos ensina a terapia da correção fraterna. 


Agora o Senhor nos  ensina a terapia do perdão.


Como é difícil perdoar, não é mesmo?


Aqui está a grande exigência do cristianismo, a exigência vivida pelo próprio Senhor > "Pai , perdoai-lhes,   eles não sabem o que fazem”


Quantas vezes temos vontade de dizer isso à tantas ofensas que recebemos. Quantas vezes aqueles a quem ofendemos não querem o mesmo para nós.


Nossa sociedade está se tornando  uma sociedade de ofensas,  o direito à  liberdade de ser,  parece que está se transformando >  no direito de ofender.


Somos ofendidos e ofendemos, na nossa comunidade, na Escola, no trânsito, na família, entre irmãos.


O mundo deixou de ser a comunidade do perdão para ser a comunidade das ofensas.


Ofensas sociais, políticas, como nos desagrada a corrupção , a impunidade, as injustiças que sofremos, e que infringimos também !!!!

Basta disto tudo, Jesus nos diz hoje : perdoar 70X7, e Jesus tem um cuidado especial com o perdão , tanto que o insere na oração que Ele mesmo nos ensinou: perdoai as nossas ofensas, assim como nós  perdoamos a quem nos tem ofendido.

Este numero 70X7 em algumas traduções da Bíblia é 77, Jesus faz aqui , citando este numero, a evocação da vingança de Caim e de  Abimalec no Genesis , lemos que se alguém matar Caim, 7 vezes encontrará vingança! (Gn 4,15). 

Contudo, um bisneto de Caim, Lamec,  foi terrível! Ele teve duas esposas Ada e Sila. Não sabemos o que fez Lamec ficar tão enraivecido e descontrolado, mas, um dia, ele disse às suas mulheres: Ada e Sila, escutai minha palavra! Matei um homem por uma ferida e um jovem por um arranhão! Sete vezes será vingado Caim, mas Lamec será vingado 77 vezes! (Gn 4,23).

Atentai, se um arranhão  e uma ferida ensejaram tão grande vingança, Jesus usa destes mesmos números para proclamar Sua Misericórdia.

Está ai o dilema > perdoamos a quem nos tem ofendido ou proclamamos vingança 77 vezes?

O cristianismo nunca foi imaginado pelos primeiros como uma fé de massas, ele foi concebido para ser um rebanho do Senhor, rebanhos não são imensos, são pequeninos,  para que os pastores possam cuidar bem de todas as suas ovelhas.Para que elas não sejam seduzidas pelos falsos pastores, os lobos travestidos em cordeiro.


Por isto o Senhor no disse no Evangelho do Domingo passado: “onde dois ou três”. Isto traduz  uma comunidade pequenina, uma comunidade de poucos, de dois ou três,  em que se corrige para ganhar o irmão, não para perde-lo.


Mas crescemos, e  estamos nos perdendo   nos tortuosos caminhos da indiferença, as ofensas passam a ser o lugar comum, o “direito” de  livre expressar o que sentimos.


Ora, o Senhor nos conta a parábola do Rei que perdoa o empregado devedor, mas o condena quando ele não foi capaz de perdoar  como foi perdoado.

A ênfase  de meu doce Jesus não está na ofensa recebida, mas no perdão que devemos.

“Perdoa a ofensa do teu próximo e, quando o pedires, as tuas ofensas serão perdoadas” Nos alerta a leitura do Livro do Eclesiástico de hoje.

“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente sempre que tiverdes motivo de queixa contra alguém. Pede-nos São Paulo, e acrescenta >Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também” (Col. 3,13).

Frei Bento, frade menor, e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário