Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Maria, a que apareceu nas muitas águas.








Paz e Bem !



Hoje celebramos a solenidade da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição na pesca milagrosa de pobres pescadores do rio Paraíba= muitas águas em Tupi. 


“Muitas águas também significam “Maria”, como lemos no Gênesis no latim da Vulgata: 


“Et vocavit Deus aridam terram congregationesque aquarum appellavit 
“ MARIA” et vidit Deus quod esset bonum. 

E Deus viu que era bom! 

Em Deus não há coincidência, tudo é Providência.

Também ouvimos falar de muitas águas no Evangelho de hoje , a narrativa de São João sobre  das Bodas de Caná da Galiléia >onde estavam O Cristo e Sua Mãe.

Maria estava lá,  e a partir do que ela falou, outros juntaram também muitas águas, que Jesus transformou em vinho , que todos viram que era muito bom... 


E foi pela observação dela sobre a falta do vinho, sinônimo da vida para aqueles convidados para as Bodas, que também somos nós, que tudo se transformou. 


Bodas como aliás meditamos,  no Evangelho do Domingo passado. 


A festa da vida , o banquete das núpcias é o sinal do Reino de Deus, prefigura o Reino, onde nossas vidas assim transformadas da água para o vinho, encontraremos a paz e a justiça que é o outro nome do Reino de Deus.  Que ainda está no meio de nós, como Jesus falou, mas nós teimamos em ficar fora dele, quando renunciamos a paz e a justiça, para dar espaço para aquilo que não vem do Senhor, que não é o que Jesus nos diz. 


Fazei tudo que Ele vos disser, este pedido de Maria ecoa pelos séculos, e tantos de nós permanecemos surdos a este pedido, e assim , nossas vidas não se transformam, não se orientam. 


Vejamos essa pequenina imagem reencontrada “nas muitas águas”, ela tem o tamanho exato da humildade de Maria, é negra como a cor dos nossos irmãos excluídos e marginalizados, é simples e pobre como foi Nossa Senhora, e trás no manto o azul do céu, destino da nossa Esperança. 


Solenidade de Nossa Senhora Aparecida MM XI – AD 


Frei Bento, filho de Maria, pobre e pecador. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário