Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Um rico nada sensato.


A Parábola do Rico Insensato de Rembrant -1627
                                                                    

Paz e Bem


O evangelho de hoje, Lucas 12, 13-21 nos trás a passagem da disputa da herança entre dois irmãos e a parábola do rico insensato.

Dentre os irmãos, um pede a Jesus que decida para quem ficaria o dinheiro, mas Jesus não concorda, Jesus não veio julgar o mundo, veio para salvá-lo.

Para Jesus interessa é que a pessoa se converta aos valores do Reino.E então nos conta a parábola do agricultor que nem sabe o que fará com tantos bens que acumulou.

Mas este trecho, também conhecido como a parábola, a do rico insensato, nos convida a pensar sobre o perigo e a total “ambição”do homem em acumular bens materiais e esquecer o sentido pleno da vida. 

Quer acumular coisas materiais: herança, sucesso, imagem pessoal, avareza, etc. e descuida o ser rico nos valores do Reino. 

E o pior , quantos são induzidos a este embuste?

Jesus não quis denunciar o desejo de viver decentemente, mas a mania de colocar sua esperança nas riquezas desta vida,e fazer com que sejam vistas como “bênçãos” de Deus. 

Os verdadeiros tesouros estão junto a Deus, onde a traça e a ferrugem não agem, esta parábola afirma que “a vida do homem não consiste na abundância de bens”. 

Ele ensina que a riqueza não garante nada, nem alegria nem felicidade . 

Por isso que essa página do Evangelho merece ser lida muitas vezes por cada um de nós e pelos que tanto “cultuam a vaidade do TER” e a tal “teoria da prosperidade”.

Estas riquezas na hora do juízo serão as testemunhas de nossa avareza, injustiça e exploração (São Tiago, 5,1-6), não as riquezas que constituam a alegria de Deus.

Então, nos é perguntado pelo Senhor, você quer ter , poder, parecer, ou ser?

Frei Bento, frade menor , pobre e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário