Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 30 de outubro de 2011

Um só é o vosso pai, o Pai celeste; um só é o vosso mestre, Jesus Cristo.






Paz e Bem!

Ontem, no Evangelho de Lucas, Jesus nos convidou novamente  à humildade, nos falou sobre a necessidade  de ocuparmos o lugar que merecemos no Banquete do Senhor, e que este lugar será tão mais alto quanto maior for a nossa humildade . 



Mas humildade não é passividade, não é ser simplório, ser tolo, ou parecer ser tolo. Aliás , querer ser humilde já é um caminho largo para a soberba. 


O humilde , para Jesus, é aquele que procura ser igual a Ele, o que procura servir; aquele que vê no Evangelho o sagrado dever de abrir caminhos para que as pessoas se aproximem de Jesus, e O sirvam na pessoa do irmão, sobretudo o mais pobre. 


Evangelizar é servir, ser humilde é ser o servo, não o Mestre, o Doutor, que tudo sabe e que se exibe diante dos outros como grande sábio, mas no fundo não passa de grande fariseu.


É disto que nos fala hoje o Cristo no Evangelho de São Mateus 23, 1-12,  duro discurso de Jesus contra aqueles que se julgam melhores e maiores, dos que gostam de serem saudados nas ruas como grandes , aqueles que se enrolam em filactérias, contendo versículos sem o contexto do amor, com os quais seduzem a muitos pelo medo que impõem.


Jesus nos fala hoje daqueles que sobrecarregam os outros com pesados fardos, fardos inúteis, exigências escabrosas sem respaldo na ternura, apenas leis de homens cheios de concupiscências.


Mas na calada da noite agem na contra-mão de tudo aquilo que ensinam e são desmascarados mais ali na frente,  nas suas hipocrisias.
“Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem”


Jesus fala também aos Bispos , aos Padres e a nós que estamos no caminho:


Não deixem que um título que é  um sinal de serviço , se transforme em sinal de soberba e de vaidade.


Não chameis ninguém de Pai, porque só Deus é Pai, e aquele que é chamado a ser sacerdote do Pai e do Filho no Amor do Espírito, é menos um Pai e mais um irmão, um companheiro de caminho. Por isto é tão bom ser frade; frade não é nada além de irmão, e ser chamado de irmão, é o nosso maior elogio.


Mau é ser padre e não agir em paternidade, sendo pedra de tropeço para os irmãos, como nos fala o Profeta Malaquias na primeira das leituras de hoje: “ Vós desviastes-vos do caminho, fizestes tropeçar muitos na lei e destruístes a aliança de Levi, diz o Senhor do Universo.”


O Senhor hoje fala aos maus padres e aos maus bispos, que destroem a confiança de tantos em Deus, os que são aquilo que o papa Bento XVI disse anos atrás na Via Sacra do Coliseu :” Quanta sujeira há na Igreja, e precisamente entre aqueles que, no sacerdócio, deveriam pertencer completamente a Ele! Quanta soberba, quanta auto-suficiência!”


E São Paulo irá dar o tom legítimo do sacerdócio-serviço, quando na segunda leitura nos desafia: “Fizemo-nos pequenos no meio de vós. Como a mãe que acalenta os filhos que anda a criar...”



Este é o sentido de procurar ser menor, ser o servo. Os seguidores de Cristo devem ver o ministério como serviço, não como posto de honra ou lugar de prestígio e poder. Devem usar os dons recebidos de Deus a serviço dos irmãos.
Mas confesso que é um ideal muito mais difícil de ser alcançado do que o soberbo desejo  de ser o maior.


Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário