Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 5 de novembro de 2011

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.




Paz e Bem!

O texto do Evangelho deste Domingo, Solenidade de Todos os Santos é São Mateus 5, 1-12 a. 

As Bem Aventuranças > SÃO o próprio Evangelho, em torno delas o Evangelho se estrutura, se desenvolve, elas são como que o projeto que Jesus nos PROPÕE, as condutas e as suas consequências. Sobretudo, são o caminho da santidade, nada mais próprio,  portanto, de ser este o Evangelho desta Festa em que comemorarmos TODOS os santos, inclusive NÓS mesmos.   Porque todos nós somos chamados à este estado, a santidade> pelo batismo nos tornamos cidadãos do Reino de Deus, e o Reino de Deus é habitado pelos seus santos. 
Não falo somente dos santos, aos quais a Igreja reconheceu como tal, mas da multidão daqueles anônimos que estão aos pés do Trono de Deus, os que vieram da grande tribulação, os mártires que clamam pela justiça de Deus, conforme a segunda leitura de hoje, Apocalipse 7, 2-4.9-14. 
A Igreja sabiamente coloca juntas estas duas grandes festas, todos os santos e os fiéis defuntos, porque elas se entrelaçam, a segunda é conseqüência da primeira, a morte é a plenificação da santidade. 
O Senhor venceu por nós a morte, deixando a morte de ser nossa inimiga para ser o “lucro” de nossa vida , como São Paulo diz > “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro “( Filipenses1,21), e, se o salário do pecado é a morte, o seu contrário é a recompensa pela santidade, é a visão de Deus, pois não existem mortos em Deus, porque nosso Deus é Deus de vivos ! (Mateus 22,32).
 Mas quem verá a Deus? 
Se as Bem Aventuranças são o centro do Evangelho de Jesus Cristo Salvador, o centro delas é a felicidade daqueles que têm o coração puro> “ pois eles verão a Deus !” Todas as demais Bem Aventuranças falam de consolo, de saciedade, de justiça, de misericórdia, de posse do reino. 
Mas o prêmio maior , a visão de Deus, o estar na presença de Deus, este é destinado àqueles e àquelas que têm o coração puro. 
Ser puro de coração... Para você, que quer ver Deus, o que é ser puro de coração? 

Todos os santos e santas de Deus intercedam por nós. 

Frei Bento, um frade menor, desobediente   e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário