Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a Morte corporal.




Paz e Bem !


São Francisco escreveu por toda sua vida o Cântico das Criaturas, conhecido também pelo Cântico do Irmão Sol.

Estando prestes a morrer, Francisco arremata o cântico da sua vida, louvando a Deus pela irmã  morte.

O desapego às coisas da vida era tão grande no seráfico pai que até a morte ele entendeu ser uma irmã, uma criatura de Deus, porque para ele a morte é a transformação da vida, como está na Oração Eucarística de hoje, a vida será transformada, porque de inimiga do homem, a morte passa a ser o segundo parto, por isto dizemos que quando alguém morreu ele partiu, é o verbo partir no futuro, usamos ele no presente quando a mãe deu à luz um filho.

Assim, o partir é o futuro de todo parto, passagem que Jesus nos abriu na Sua Gloriosa ressurreição dos mortos, abrindo para nós as portas da eternidade, antes fechadas pelo pecado de Adão.

Neste dia em que recordamos mais especialmente os nossos mortos na presença de Deus, lembremos que eles nos precederam neste parto definitivo, que o dia de finados não é evocação ou invocação de pessoas mortas, nem mesmo que estamos celebrando a tristeza


O dia de Finados é o dia de celebrar a esperança , a grande festa que acontece no céu quando um de nós alcança a misericórdia de Deus, conforme nos conta o Evangelho de hoje, João 6, 37-40, onde Nosso Senhor nos diz:

"Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim. Pois eu desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não para fazer a minha própria vontade. E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum daqueles que o Pai me deu se perca, mas que eu ressuscite todos no último dia. Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.

Na cruz, o malfeitor à direita do Cristo pediu-Lhe que se lembre dele no Reino , ao que o Senhor responde, que hoje mesmo ele estaria no paraíso.

Este Hoje é a-temporal, porque trata-se de uma realidade além de nosso entendimento, a vida eterna é um conceito que nossa vida limitada não compreende perfeitamente.

É necessário que entendamos que este "Hoje" para o bom ladrão, será o nosso hoje , amanhã.


Louvado sejas, meu Senhor,

Pela  nossa irmã a Morte corporal,

Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal!

Felizes os que ela achar

Conformes á tua santíssima vontade,

Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário