Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O zelo pela tua casa me consome!

Archibasilica Sanctissimi Salvatoris - São João de Latrão



Paz e Bem !


Esta frase está no Evangelho desta Quarta-Feira , S.João 2, 13-22, quando Jesus vê os mercadores no Templo e se revolta contra aqueles que fizeram do local sagrado um antro de ladrões.

A Bolsa de NY e as demais Bolsas de Valores do mundo não são exatamente um local sagrado, mas é onde os novos mercadores atuam e como vemos nesses dias, promovem a crise financeira que arrasa o mundo inteiro, mostrando a fragilidade e a incosequência do capitalismo, que fabrica ilusões, falsos ídolos personificados em riquezas inexistentes,que quando cai a máscara revela toda a podridão dessa forma de mercado que enriquece substantivamente uns poucos e ilusoriamente a tantos.

Esses são os novos mercadores, aqueles que deveriam ser expulsos pela prática da falsidade financeira e por causar a ruína de tantos no mundo.

É por causa desse cassino financeiro destinado ao enriquecimento ilícito que tantos irmãos nossos vivem nas piores condições de vida nos países de terceiro mundo, por causa de um sistema econômico criado para enriquecer a poucos em detrimento da miséria de muitos. E velhas nações da Europa são arrastadas para o fundo do poço fiscal.

É essa a grande injustiça do mundo moderno.

E Jesus dirá que aquele templo que compactuava com toda a corrupção seria destruído e reconstruído em três dias, e São João mesmo nos diz que o que Cristo disse é a metáfora da Sua ressurreição.

O Cristo que reconstruiria o verdadeiro Templo em Si, um Templo que seria a centralidade de um mundo em que o Reino de Deus seria a tradução da Justiça e da Equidade.

Hoje Jesus certamente iria se insurgir contra esse sistema econômico que viola a misericórdia e a justiça do Pai.

Mas nós temos nossa parte nesse sistema excludente e pernicioso, na medida em que compactuamos com a exploração do pobre e do oprimido, na medida em que nossas ideologias travestidas de "religião" apenas colaboram para manter esse novo templo cheio de ladrões e corruptos, estejam eles nos púlpitos ou nas tribunas políticas , porque somos nós que os elegemos, nós que passamos um cheque em branco para eles fazerem da "Casa do Pai" que é a casa do irmão pobre , desempregado e faminto, um covil de ladrões que os roubam com o nosso consentimento.

O Reino de Deus é Justiça e Fraternidade, quem não constrói esse Reino, constrói a infelicidade do irmão e colabora para sua indigência.

Quantas vezes deixamos de re-construirmos os nosso templo à imagem do Templo que o Cristo reedificou n’Ele, o Templo que é o coração do Homem, o Templo que é a justiça e a paz?

Solenidade da dedicação da Basilica Latreanense, MM XI AD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário