Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

”Então Senhor, quem se salvará? “ O homem que queria a vida eterna.






Paz e Bem !

O Evangelho de hoje  é o texto de Marcos 10, 17-27, onde um homem rico (Mateus irá chamá-lo de jovem. Marcos o chama de um homem, da multidão),  chega até Jesus e lhe pergunta como entrar na vida eterna.
Jesus lhe responde, cumpra os mandamentos> " não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. 
Curiosamente,  Jesus não cita , como causa de salvação, o que os outros  tanto citam, o foco de Jesus são os mandamentos da ética, talvez por não cumprirem esses, é que tantos só falam em Êxodo 20,4.
Mas para Jesus, que é quem nos interessa, a ética , a relação com o irmão, o respeito aos pais, ao patrimônio alheio, isto sim, é o que importa.
Mas o homem lhe diz, tudo isto já faço....
E Cristo então lhe diz sobre o diferencial, o principal, e o faz "com olhos de amor">
Só uma coisa te falta então para cumprires realmente a Vontade de Deus, que sejas salvo> 
"vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
Mas isto era muito difícil para aquele homem, e também é para os discípulos que rodeavam Jesus.
E o homem sai triste, porque , Marcos nos explica > ele era muito rico.
Jesus então ensina sobre ser mais fácil um camelo entrar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no reino de Deus.
Jesus dirá então aos seus: Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus!
E o Senhor insiste>
.Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Os Apóstolos,  pasmos com esta declaração de Jesus, fazem então esta pergunta que freqüenta sempre nos corações daqueles que buscam a Deus de coração sincero, porque a Fé é uma Esperança, não deve ser  uma convicção:
Então Senhor, quem se salvará? “
A salvação é como nos lançarmos  nos braços amorosos de um Pai Misericordioso  e viver com Ele uma comunhão sem rupturas. 
Salvar-se é ver-se coberto com o manto do perdão e da misericórdia, e também cobrir o próximo com este mesmo manto. 
Significa crer que não basta sermos filhos de Abraão, não basta termos decorado a Sagrada Escritura, se não vivemos aquilo que pregamos, se não usamos da misericórdia no trato conosco e com o próximo .
Porque o Reino é daqueles que souberam ser íntimos do Senhor no caminhar desta vida. Dos que souberam dar o sim incondicional, como o sim de Maria, o sim que muda nossa vida, e a conforma ao tamanho da porta que queremos cruzar para nos salvarmos, a porta da agulha, que os ricos desapercebidos, não conseguirão cruzar. Como o camelo, os ricos são irracionais a ponto de não medirem seus tamanhos > pelo tamanho da porta: que é estreita. Eles, muitos deles, não souberam ser o últimos,  estarão grandes demais, como as corcovas de um camelo..
Nos resta  esta reflexão do difícil texto de São Marcos  de hoje > estamos pequenos o suficiente para sermos os últimos > os que serão os primeiros?

Frei Bento, frade menor pobre  e pecador
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário