Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jesus Cristo é um sinal de contradição?




Paz e Bem !

O Evangelho de S. Lucas 12, 49-53, nos trás um texto muito difícil; lemos palavras que nos assustam vindas da boca do Senhor> Ele fala que veio lançar o fogo a terra, e que se impacienta por acender esse fogo. Que deve ser batizado “com um batismo”, e que anseia por ele.

E diz que veio trazer, não a paz, mas a espada . Que veio dividir as famílias entre si, uns contra os outros, pai, mãe, filho, filha nora e sogra...

Mas isso não contradiz tudo que Jesus pregou?

Em Lucas e em Mateus, devemos considerar o momento histórico que foram escritos seus Evangelhos. Jesus havia voltado para o Pai, os Apóstolos e os discípulos pregavam o Reino entre judeus convertidos e entre pagãos.

E essas palavras do Cristo encontram sentido naquelas realidades, afinal, como viviam os primeiros? Não era uma vida fácil, o fogo que Jesus veio acender é o Espírito Santo que desce como labaredas sobre a Virgem Maria e sobre os Apóstolos no Cenáculo, o fogo que , em oposição às águas do dilúvio que a tudo inundaram, o fogo a tudo consumiu. Consumiu o Templo de Jerusalém, consumiu a nação dos judeus, queimou fisicamente mas sobretudo , queimou espiritualmente, ardiam com o fogo do Amor de Deus e por meio do Espírito renovaram a face da terra.

O Batismo que o Senhor ansiava, é esse batismo de fogo, que João Batista dirá > “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Cf. Lc 3,16)

E a divisão das pessoas , que Cristo anunciou, de fato se deu , tanto desde a Igreja primitiva, quando tantos , para seguirem Jesus, deixaram tudo, pais, mães, esposas, filhos, para serem dignos do Senhor, conf Mateus 19, 29.

Como se perpetua pelos nosso dias, na medida em que a Justiça, não é praticada, na medida em que o Reino de Deus em meio aos homens, se torne cada vez mais uma Utopia, em um mundo repleto de relativismos e de egoísmos. A verdadeira Paz possível, não é apenas a ausência das guerras, mas é sobretudo a Paz que é o fruto da Justiça, conf. Isaías 32,17.

Somente alcançaremos a Paz quando praticarmos a Justiça, em todas as nossas ações e em todas as estruturas humanas que criamos.

Somos capazes?

Frei Bento , frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário